Competências digitais no ensino remoto: novos desafios para formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5390Resumo
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar as competências digitais (CD) necessárias para alunos do ensino remoto emergencial (ERE) Brasileiro e discutir as necessidades na formação continuada dos professores. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa interpretativa de natureza aplicada, sendo exploratória quanto aos objetivos e como procedimento foi utilizado estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou dados de um curso de extensão na modalidade Educação a Distância ofertado em uma Universidade. A coleta ocorreu por meio de uma atividade “Tarefa” de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sendo indagados quais os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para os alunos do ERE. Assim, participaram da pesquisa 29 professores que atuam com diferentes públicos e modalidade de ensino, que estão oferecendo, ou irão ofertar, aulas no ERE. Os dados apresentam 10 CD para o ERE, sendo que estas foram apontadas pelos docentes como importantes na modalidade. No Ensino Fundamental II e Médio foram identificadas 3: Utilização básica do computador (desktop) e/ou dispositivo móvel; Letramento Digital; Comunicação através de videoconferência. Já no Ensino Técnico foram identificadas 2: Utilização de AVA; Comunicação através de videoconferência. E, por último, no Ensino Superior, foram identificadas 5 CD: Utilização básica do computador (desktop) e/ou dispositivo móvel; Utilização de AVA; Comunicação através de videoconferência; Cooperação; Produção de material digital. Os dados apontam uma preocupação dos professores referente ao uso básico das tecnologias digitais e, principalmente, utilização qualificada e crítica para que os alunos se tornem produtores e protagonistas do processo de aprendizagem remota.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Competências Digitais. COVID-19. Formação continuada de professores.
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