Um sistema de notificação inteligente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5349

Resumo

Resumo: Com a modalidade da Educação a Distância (EaD), o conhecimento tornou- se mais acessível devido à facilidade de ingresso do aluno na instituição pretendida, ao tempo e local de estudos de que dispõem. No entanto, a grande quantidade de alunos que a modalidade permite atender implica, também, na necessidade de acompanhar e avaliar o ensino na mesma proporção em que é ofertado. Neste contexto, a tutoria tem papel fundamental nesse processo, apesar de enfrentar grande dificuldade na manutenção dessa prática. Visando contribuir para minimizar esta dificuldade, foi idealizado um Modelo de Notificação Inteligente, desenvolvido para atuar em cursos abertos, estimulando os estudantes, por meio do envio de mensagens automatizadas e personalizadas, a concluírem os cursos. O objetivo é atenuar a alta taxa de evasão que permanece no cenário da EaD a partir de uma metodologia de notificação inteligente que considerou o perfil do aluno como base para seu desenvolvimento, no sentido de rendimentos acadêmicos e de predileções pessoais, culminando em mensagens interativas altamente personalizadas. SINTA, o modelo de notificação inteligente, foi delineado e aplicado, parcialmente, em um curso aberto, obtendo duas leituras de retorno positivo: 40% com alunos que corresponderam ativamente e 20% de correspondência no grande grupo com alunos de perfis variados, determinando as contribuições possíveis e positivas que correspondem satisfatoriamente ao objetivo da pesquisa.

Palavras-chave: Notificação inteligente. Perfil do aluno. Cursos abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Souza, IFRS - Campus Porto Alegre

 Mariana de Souza é graduada em Pedagogia e Mestre pelo Mestrado Profissional em Informática na Educação (IFRS)

Fabio Yoshimitsu Okuyama, IFRS - Campus Porto Alegre

 Fabio Y. Okuyama é Bacharel (UEL), Mestre e Doutor (UFGRS) em Ciência da Computação, docente no IFRS – Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

SOUZA, M.; OKUYAMA, F. Y. Um sistema de notificação inteligente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5349. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5349. Acesso em: 29 mar. 2024.