O documentário como ferramenta de divulgação científica: o que dizem as pesquisas na área de educação em ciências?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5191Resumo
Resumo: Cada vez mais a Educação em Ciências necessita de alternativas para um aprendizado mais significativo e o cinema de divulgação científica, representado pelos documentários, pode ser um caminho eficiente para isso. O objetivo principal desta pesquisa reside em analisar trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 2011 a 2019, estabelecendo o panorama sobre o uso de Documentários de Divulgação Científica no contexto das aulas de Ciências. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se o referencial da Análise de Discurso Francesa para organizar os dados e averiguar as publicações que tratavam do uso deste tipo de mídia no ambiente de ensino em sala de aula. Pôde-se notar que, apesar dos poucos trabalhos tratando desta temática, os documentários de divulgação científica possibilitaram um maior entendimento por parte dos estudantes quanto aos conceitos científicos. Dentre os trabalhos analisados apenas um abordou o Ensino Fundamental, necessitando futuras investigações acerca desta etapa de ensino. Conclui-se que os documentários de divulgação científica, apesar das poucas pesquisas sobre o uso em sala de aula, são recursos promissores para mobilizar o Ensino de Ciências, porém devem ser buscados métodos de ensino que os incluam de forma contextualizada e problematizada às aulas de Ciências, a fim de que os estudantes possam compreender, refletir e divulgar os conhecimentos científicos.
Palavras-chave: Análise de discurso. Documentário de divulgação científica. Ensino de Ciências.
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