Educação do campo e currículo: um estudo das propostas pedagógicas de escolas do campo da região de Dourados/MS
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5116Resumo
Resumo: A Educação do Campo tem ocupado espaço nas pesquisas da área de ensino, o que pode ser justificado em partes pela relevância que as comunidades campesinas vêm adquirindo na sociedade nos últimos anos. Porém, o cenário da educação escolar no contexto do campo ainda é caracterizado por desigualdades e desarticulações, apresentando-se como desafiador aos atores que compõem a comunidade escolar. Diante disso, socializou-se, neste artigo, que é o recorte de um trabalho de doutoramento em ensino de ciências, o estudo de aspectos inerentes à Educação do Campo, compreendendo suas especificidades e correlacionando-as às propostas pedagógicas de três escolas situadas na porção sul do estado de Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de desvelar o que se contempla (ou não) no projeto pedagógico escolar acerca do currículo da escola do campo, desenvolveu-se uma análise qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental. No âmbito teórico, pesquisou-se sobre o contexto histórico e a legislação a respeito da Educação do Campo no Brasil e no aspecto da análise documental consultou-se o projeto pedagógico de cada escola e os seus referenciais curriculares estaduais. Após a análise, compreendeu-se que as propostas abarcam princípios e finalidades do funcionamento escolar que convergem com a ideia de uma educação emancipadora no campo, contudo, evidenciou-se pouca robustez em relação à abordagem de aspectos peculiares da Educação do Campo e do currículo escolar do campo, indicando que ainda são muitos os desafios para que os anseios e projetos da Educação do Campo sejam materializados no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Currículo. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico.
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