MOOC de literacia midiática e informacional no contexto da desordem da informação

Autores

  • Lilian Tropiano Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5075

Resumo

Resumo: O compartilhamento de conteúdo falso é potencializado pelas redes sociais, manifestando-se como ameaça às democracias, visto que ganha rápida adesão e transforma a opinião pública. Essa ação faz parte do fenômeno chamado de desordem da informação em rede. A literacia midiática e informacional se torna, portanto, uma competência chave para o cidadão na era digital, que vive em uma sociedade em que as mídias estão em convergência e têm poder de alcance amplificado na internet. O artigo objetiva: a) verificar se há oferta de MOOCs que promovam a literacia midiática e informacional; b) compreender as dimensões tecnológica, operacional, temática e pedagógica desses MOOCs. Como resultados foram encontrados sete MOOCs que abordam as habilidades da competência em questão, dos quais foram selecionados dois para uma descrição analítica a fim de reconhecer suas potencialidades como recurso de enfrentamento aos fenômenos da desordem da informação.

Palavras-chave: MOOC. Literacia midiática e informacional. Desordem da informação. TIC. Cidadania ativa. 

Biografia do Autor

Lilian Tropiano, Universidade de Lisboa

Doutoranda de Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Mestre em Mídia e Cotidiano(PPGMC/UFF).

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

TROPIANO, L. MOOC de literacia midiática e informacional no contexto da desordem da informação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5075. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5075. Acesso em: 15 out. 2021.