MOOC de literacia midiática e informacional no contexto da desordem da informação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5075Resumo
Resumo: O compartilhamento de conteúdo falso é potencializado pelas redes sociais, manifestando-se como ameaça às democracias, visto que ganha rápida adesão e transforma a opinião pública. Essa ação faz parte do fenômeno chamado de desordem da informação em rede. A literacia midiática e informacional se torna, portanto, uma competência chave para o cidadão na era digital, que vive em uma sociedade em que as mídias estão em convergência e têm poder de alcance amplificado na internet. O artigo objetiva: a) verificar se há oferta de MOOCs que promovam a literacia midiática e informacional; b) compreender as dimensões tecnológica, operacional, temática e pedagógica desses MOOCs. Como resultados foram encontrados sete MOOCs que abordam as habilidades da competência em questão, dos quais foram selecionados dois para uma descrição analítica a fim de reconhecer suas potencialidades como recurso de enfrentamento aos fenômenos da desordem da informação.
Palavras-chave: MOOC. Literacia midiática e informacional. Desordem da informação. TIC. Cidadania ativa.
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