Projeto de um curso MOOC acessível para a fabricação de tecnologia assistiva: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5071

Resumo

Resumo: Para que possam realizar com mais independência e autonomia as atividades cotidianas e superar barreiras, as pessoas com deficiência (PCDs) ou com outras limitações fazem uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA). No entanto, alguns desses recursos, embora bastante simples, apresentam um custo elevado, quando comercializados, dificultando a aquisição desses artefatos por esse público. Pensando nisso, a fabricação digital pode ser um caminho para a produção de tais recursos a custos reduzidos e, além disso, possibilita que qualquer pessoa com conhecimentos básicos na área possa criar e fabricar diferentes produtos de acordo com seus desejos e necessidades. O presente trabalho tem como foco apresentar os princípios do desenho universal e de acessibilidade digital utilizados na proposição de Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) sobre fabricação digital destinado a pessoas com deficiência e profissionais da educação inclusiva. A pesquisa pesquisa-ação foi executada em cinco etapas distintas: análise documental e pesquisa bibliográfica em materiais referentes às temáticas pesquisadas; seleção e confecção de materiais sobre TA e fabricação digital para montagem do curso; construção do curso MOOC no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; realização de testes do conteúdo e do ambiente por PCDs e especialistas na área da acessibilidade (sob a orientação dos pesquisadores); geração de relatório de acessibilidade para correção de problemas com base nos testes realizados. Espera-se que o curso permita uma introdução aos conceitos da fabricação digital, e que ela possa ser identificada como uma alternativa para incentivar a fabricação de recursos de TA de baixo custo no contexto educacional.

Palavras-chave: Fabricação Digital. Formação em Tecnologia Assistiva. Projeto de Curso Acessível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Dall Agnol, IFRS

Mestre em informática na Educação - MPIE/IFRS, servidor do IFRS.

André Peres, IFRS

Doutor em Computação. Professor do IFRS Campus POA, docente no Mestrado Profissional em Informática na Educação.

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Doutora em Computação (PPGC/UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

DALL AGNOL, A.; PERES, A. .; BERTAGNOLLI, S. de C. Projeto de um curso MOOC acessível para a fabricação de tecnologia assistiva: um relato de experiência. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5071. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5071. Acesso em: 28 mar. 2024.