Projeto de um curso MOOC acessível para a fabricação de tecnologia assistiva: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5071Resumo
Resumo: Para que possam realizar com mais independência e autonomia as atividades cotidianas e superar barreiras, as pessoas com deficiência (PCDs) ou com outras limitações fazem uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA). No entanto, alguns desses recursos, embora bastante simples, apresentam um custo elevado, quando comercializados, dificultando a aquisição desses artefatos por esse público. Pensando nisso, a fabricação digital pode ser um caminho para a produção de tais recursos a custos reduzidos e, além disso, possibilita que qualquer pessoa com conhecimentos básicos na área possa criar e fabricar diferentes produtos de acordo com seus desejos e necessidades. O presente trabalho tem como foco apresentar os princípios do desenho universal e de acessibilidade digital utilizados na proposição de Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) sobre fabricação digital destinado a pessoas com deficiência e profissionais da educação inclusiva. A pesquisa pesquisa-ação foi executada em cinco etapas distintas: análise documental e pesquisa bibliográfica em materiais referentes às temáticas pesquisadas; seleção e confecção de materiais sobre TA e fabricação digital para montagem do curso; construção do curso MOOC no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; realização de testes do conteúdo e do ambiente por PCDs e especialistas na área da acessibilidade (sob a orientação dos pesquisadores); geração de relatório de acessibilidade para correção de problemas com base nos testes realizados. Espera-se que o curso permita uma introdução aos conceitos da fabricação digital, e que ela possa ser identificada como uma alternativa para incentivar a fabricação de recursos de TA de baixo custo no contexto educacional.
Palavras-chave: Fabricação Digital. Formação em Tecnologia Assistiva. Projeto de Curso Acessível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.