Gamificação no ensino superior: uma análise de estudos acadêmicos realizados em Portugal e no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5035

Resumo

Resumo: Em resposta ao problema da desmotivação dos estudantes face ao ensino uniforme e massivo a que são sujeitos no contexto do ensino superior, são cada vez mais frequentes as experiências de aprendizagem alternativas, promovidas pelos docentes, com o objetivo de aumentar o interesse e envolvimento na aprendizagem. Uma dessas linhas de trabalho alternativas com forte implantação na última década é a gamificação que, como o próprio nome sugere, visa trazer uma dimensão lúdica para o processo de ensino e de aprendizagem para, dessa forma, aproveitando a adesão natural dos jovens à experiência de jogo, conseguir também melhores resultados em termos do seu desempenho e rendimento escolar. Uma vez que nos interessa conhecer o que nesse âmbito está sendo realizado no contexto da língua portuguesa, apresentamos um estudo sobre os trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado e teses de doutoramento) desenvolvidos nos últimos cinco anos na temática da gamificação da aprendizagem no contexto do ensino superior, em Portugal e no Brasil. Tendo como base uma revisão sistemática da literatura, o objetivo foi o de fazer uma primeira aproximação do que vem sendo estudado nos dois países em resposta às questões que vêm sendo pesquisadas na área das Ciências Sociais e Humanas, sobre os modelos teóricos de enquadramento, sobre as principais metodologias utilizadas, e os principais resultados e conclusões a que esses estudos chegaram. Os resultados mostram que todas as investigações selecionadas fazem em termos gerais uma avaliação positiva do recurso à gamificação (aumento da motivação, aprendizagem, interação, gamificação como inovação pedagógica).

Palavras-chave: Gamificação. Ensino Superior. Revisão Sistemática.

Palavras-chave: Gamificação. Ensino Superior. Revisão Sistemática.

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Biografia do Autor

  • Fernando Albuquerque Costa, Universidade de Lisboa

    Fernando Albuquerque Costa (Ph.D.) is a professor and researcher of Educational Technology at the Institute of Education of the University of Lisbon. There, he integrates the I&D Research Unity (UIDEF). He teaches at the University of Lisbon from 1988 until 2008 at the Faculty of Psychology and Educational Sciences. Currently, he is the academic director of the Master's degree in Education and Training (e-Learning and Distance Learning), coordinating yet the Degree in Education and Training. His main research interests are Digital Technology and Curriculum and Innovation of Educational Practices, having addressed six doctoral theses (7 ongoings), five post-doctorates, two sandwich doctorates, and 44 academic master's theses in these fields. At the international level, Fernando coordinated the Portuguese teams of different European research projects in the area of pedagogical use of ICT, including projects about the evaluation of educational multimedia, innovative teaching practices, electronic portfolios, teacher's professional development, and the development of digital competences of adult educators. At the national level, for the Ministry of Education, he was the coordinator of i) the Distance Learning Project for Itinerant Students; ii) the national study about ICT Teachers Competencies and iii) the ICT Learning Outcomes Project. More recently, he coordinated two I&D projects, both aiming to foster the integration of ICT in teachers' and students' practice, and one another aiming to promote digital literacy of adults. Currently, Fernando integrates two financed research teams, one of the project Game Course - Improving College Learning with Gamification (funded by national FCT) and one another of the H2020 project of the European University Alliance Unite! Fernando has more than one hundred publications (www.researchgate.net/profile/Fernando_Costa10), being a member of the editorial board of several scientific international journals, such as the Digital Education Review (http://revistes.ub.edu/index.php/der), and co-director of the first scientific online journal on the field of ICT in education and training published in Portugal (http://eft.educom.pt).

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Gamificação no ensino superior: uma análise de estudos acadêmicos realizados em Portugal e no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5035. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5035.. Acesso em: 14 out. 2024.