Uso de simulações computacionais em aulas de Física: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4908

Resumo

Resumo: Uma das alternativas para auxiliar o professor no processo de inclusão do estudante com deficiência é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que esses recursos podem criar situações de aprendizagens mais equitativas. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo compreender as potencialidades do uso das TIC, especificamente das simulações computacionais, para o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência, nas aulas de Física de uma escola regular da educação básica. A pesquisa é de cunho qualitativo, fundamentada principalmente nas pesquisas de Flick (2009). A análise do estudo se deu a partir dos dados obtidos por meio  de diário de campo, questionários, atividades realizadas pelos estudantes e gravações, todos realizados durante o desenvolvimento das atividades relacionadas à essa pesquisa. Observou-se, ao longo das intervenções, que os recursos tecnológicos favoreceram o processo de aprendizagem, trazendo maior significação aos conteúdos abordados, possibilitando que a aprendizagem fosse realizada de maneira lúdica, bem como uma alternativa para o estudante sair da posição passiva da construção do seu conhecimento e ser um agente ativo, o que se entende ser importante para uma aprendizagem efetiva. Além disso, as simulações computacionais se configuraram como recursos válidos para facilitar e superar algumas limitações dos estudantes com deficiência. Por fim, a pesquisa mostrou que estratégias didáticas aliadas  a tecnologias digitais são significativas para o processo de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Simulações Computacionais. Ensino de Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sousa Carvalho, Universidade Federal de Itajubá

Graduada no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá ( UNIFEI), voluntária do Curso Assistencial Theodomiro Santiago, 2016 à 2017, bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), 2016 à 2017, assistente editorial da Revista Aman-Ti-Kyr, membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), bolsista do Programa Residência Pedagógica, 2018 à 2019,aluna de iniciação científica no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, 2018 à 2019, pesquisando questões relacionadas a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências pela UNIFEI, investigando sobre a mediação das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da educação Inclusiva.

Ana Carolina Sales Oliveira , Universidade Federal de Itajubá

É graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). É especialista em Linguagem pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo( FCMSCSP). É especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). É especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. É especialista em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação. É especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Mestra e Doutora em Ciências da Linguagem (CAPES 4) pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora da Disciplina de LIBRAS e Linguagem e Comunicação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Tem experiência na área do ensino inclusivo e Libras.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

SOUSA CARVALHO, P. .; SALES OLIVEIRA , A. C. Uso de simulações computacionais em aulas de Física: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4908. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4908. Acesso em: 19 abr. 2024.