Preparando o cidadão do século XXI: reflexões sobre o componente curricular de Informática no município de Teutônia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4900Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a questão do componente curricular de informática nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Teutônia. Ao longo do artigo, são apresentados aspectos culturais relativos à questão tecnológica, bem como suas implicações no cotidiano da sociedade, contextualização das utilizações possíveis e usuais das tecnologias da informação e comunicação (TICs), e contextualização do componente curricular de informática no currículo da Rede Municipal de Ensino de Teutônia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca na literatura existente, juntamente com textos legais, articular as possibilidades e limitações do que se espera e do que é possível na área da informática, abordando, inclusive, condições de logística e de equipamentos disponíveis no município. Também há a articulação dos conceitos de ciberespaço e cibercultura como questões inerentes à atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por se relacionar com questões subjetivas, como produção de cultura e educação, conceitos estes que estão sujeitos à ação humana e, portanto, não seguem padrões pré-estabelecidos. Após a conclusão do artigo, foi apurado que, assim como a evolução da sociedade, a do componente curricular de informática, no município de Teutônia, passa por acomodações e desacomodações inerentes à ação humana.
Palavras-chave: Currículo. Tecnologia da Informação e Comunicação. Cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.