O uso de softwares na aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4527

Resumo

Resumo: A presente investigação teve como objeto: O uso de softwares na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) proporciona momentos de aprendizagem ativa? Assim, este artigo objetivou analisar se o uso de softwares na PBL proporciona momentos de aprendizagem ativa, destacando as características dessa metodologia de ensino na prática docente. De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada com um professor do curso de graduação tecnológica em Processos Ambientais de um Instituto Federal. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Para a análise de dados, iniciou-se com as questões de menor amplitude, bem como se definiram códigos iniciais ou subsequentes. Fases como ordenação, classificação e análise propriamente dita do material também subsidiaram a análise. Posteriormente, foram triangulados os dados, sendo estes ancorados pelo paradigma interpretativo. Ainda que o software em si não propicie a aprendizagem ativa, o direcionamento do docente fez todo o sentido para que o discente se tornasse protagonista de seu aprendizado, uma vez que a escolha das atividades precisa fazer sentido para o discente, caso contrário não propiciará esse tipo de aprendizagem. Destarte, tal conclusão comprova a importância do uso pedagógico da tecnologia, recaindo este uso nos momentos de indagação, questionamento e elaboração conjunta de saberes que ela (a tecnologia) pode promover e não apenas no uso pelo uso.

Palavras-chave: Softwares. Aprendizagem Baseada em Problemas. Prática Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática Educativa, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/ UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, na subárea "Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem". Email: [email protected]

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

VENTURA, P. P. B. O uso de softwares na aprendizagem baseada em problemas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4527. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4527. Acesso em: 16 abr. 2024.