O design participativo na construção do jogo de ditado
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4526Resumo
Resumo: O presente trabalho aborda a aplicação do Design Participativo (DP) no desenvolvimento de um jogo de ditado digital, em que o principal objetivo é auxiliar na aprendizagem da escrita e da ortografia. A metodologia aplicada trata-se de um estudo de caso que está inserido no campo pesquisa-ação, por seu caráter participativo e por realizar uma intervenção em uma realidade específica, neste caso, duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola da rede pública de Porto Alegre – RS/Brasil. Neste trabalho, foram realizadas atividades que contemplaram a construção, a aplicação e a avaliação do jogo. As análises apontam que o uso deste recurso lúdico repercutiu na motivação, no engajamento e na colaboração dos alunos. Os resultados mostram que os alunos aprimoraram seu aprendizado referente à escrita, além de demonstrarem maior motivação em realizar as atividades, persistindo na competição até chegar ao acerto. Verificou-se, ainda, um maior engajamento dos alunos ao sentirem-se como parte do jogo, através da percepção de suas contribuições.
Palavras-chave: Design participativo. Ditado. Jogo digital.
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