Etnobotânica e educação escolar indígena: uma possibilidade entre os Paiter Suruí
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4503Resumo
Resumo: Os povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com a natureza, especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa registrar, resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico explorando principalmente trabalhos acadêmicos realizados por pesquisadores do próprio povo. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Suruí possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto, o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido ao contato com as comunidades não indígenas e com um modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim, a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permitam que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino.
Palavras-chave: Etnoconhecimento. Povos indígenas. Ensino. Plantas medicinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.