A pesquisa-ação como articuladora das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4427Resumo
Resumo: Esse estudo se propôs a analisar como a pesquisa-ação se integra às práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental. Destarte, contemplou um conjunto de ações desenvolvidas em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, da qual participaram 25 docentes e três gestoras, em colaboração com os pesquisadores de uma universidade pública federal. Os processos empregados evidenciaram que a pesquisa permitiu a construção coletiva das ações, caracterizadas sobretudo pela participação e postura dialógica entre os envolvidos no processo investigativo, ensejando a capacidade de refletir criticamente sobre a sua realidade e intervir sobre ela. Além de contribuir para a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar, a pesquisa-ação promoveu espaço e tempo para formação dos professores dentro da instituição de ensino e evidenciou a potencialidade do trabalho colaborativo escola-universidade, tendo como eixo norteador a intencionalidade da prática investigativa na construção coletiva do conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa-ação. Prática pedagógica. Formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.