Estudos botânicos no Brasil nassoviano: o herbário de Marcgrave e suas contribuições para a difusão do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4236

Resumo

Resumo: O presente artigo pretende revisitar o contexto histórico dos estudos botânicos, no período holandês, no século XVII, em Pernambuco, feitos especialmente por George Marcgrave, e a importância do herbário de sua autoria. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa descritiva e documental, com coleta de dados a partir da documentação do acervo da Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, da coleção da Revista do Instituto Arqueológico e Histórico de Pernambuco, da Revista do Museu Paulista, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes, do Google Acadêmico e do acervo da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica. Os resultados levaram a refletir acerca da prática científica do botânico George Marcgrave, cujos estudos continuam importantes, com destaque para o herbário por ele organizado, pioneiro por se tratar da primeira coleção de objetos naturais com finalidade científica, bem como sua relevância para o ensino de ciências na atualidade.

Palavras-chave: Estudos botânicos. Herbário. Ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Martins Lopes, UFRGS

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2005) e Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (2006) e em Direito Público pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2010). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: dignidade humana, direito, danos morais, estupro e justiça, bem como em direito das minorias e direito da mulher. Atualmente, encontra-se Coordenadora Editorial dos Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (ISSN Eletrônico 2448-2811).

  • Roniere dos Santos Fenner, UFRGS

    Doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela UFRGS - RS . Mestre em Educação pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS e Especialista em Educação Interdisciplinar pela CELER Faculdades - SC. Graduado em Ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS. Professor de química do Ensino Médio, pré-vestibular e curso técnico em auxiliar de farmácia. Agente Educacional do Estado do Rio Grande do Sul desde 1994. Coordenador o Setor de Recursos Humanos da 32ª Coordenadoria Regional da Educação em São Luiz Gonzaga. Atualmente Professor Adjunto A pela UFRGS, Campus Litoral Norte, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Professor nível mestrado e doutorado do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS e do PPG Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, no Campus Litoral Norte, UFRGS (professor do mestrado acadêmico).

  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira, UFRGS

    Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, é professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Estudos botânicos no Brasil nassoviano: o herbário de Marcgrave e suas contribuições para a difusão do conhecimento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4236. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4236.. Acesso em: 7 set. 2024.