Ensinar e aprender ciências: processos dialeticamente mediados pelas interações em aula
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4170Resumo
Resumo: Apresentamos recorte de pesquisa-ação acerca das interações dialógicas em aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental que foram vídeo-gravadas, transcritas e analisadas, segundo a “Teoria das Interações Discursivas” de Bakhtin, utilizando-se do conceito de enunciação como categoria analítica. O objetivo geral da pesquisa consiste em reconhecer como ocorrem as relações de mediação em sala de aula e como se dá a construção conceitual dos estudantes, imersos em processos ativos e mediados. Para este artigo, objetiva-se, especificamente, apresentar e discutir resultados parciais em termos das categorias analíticas – matematização do conteúdo e conflito entre modelos explicativos – as quais demonstraram os indícios de significação conceitual ocorridos no decurso das interações discursivas mediadas pelas diferentes formas de linguagem. Estabeleceu-se como hipótese de pesquisa que, a partir da escuta atenta às manifestações dos estudantes, imersos em processos interativos de aprender, é possível legitimá-las como mediações operativas no processo pedagógico. O caminho da investigação consistiu em identificar os fenômenos de interesse dos estudantes motivados pelos diálogos interativos ocorridos no contexto da aula, como ferramentas de mediação cognitiva e inseri-las no curso de novas interações conceituais e contextuais. Os resultados apresentados dão indícios de elaborações conceituais, pelos estudantes que ressignificam dialogicamente os fenômenos em estudo via linguagem científica, produzindo aprendizagens mediadas no ato pedagógico. Aprendizagens são percebidas em termos da evolução do perfil conceitual, em que os conhecimentos científicos, dentre outros, elaborados pelos estudantes, dialogicamente confirmam a hipótese de pesquisa.
Palavras-chave: Enunciação. Conceitos científicos. Linguagem.
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