Temas controversos socioambientais na formação continuada de professores: analisando a construção e a aplicação de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4036Resumo
Resumo: Este artigo compreende um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetivou analisar o processo de elaboração e aplicação da Sequência Didática (SD) intitulada “Cadeia Alimentar e Agrotóxicos: Pressupostos e Realidade”. A SD foi construída por três educadoras participantes de um curso de formação continuada em Temas Controversos Socioambientais ofertado a professores da Educação Básica de diferentes disciplinas atuantes na rede estadual de ensino do município de Maringá-PR. Esta investigação se caracteriza como qualitativa e adota a modalidade de pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. As análises evidenciaram que, a partir do conteúdo específico cadeia alimentar, foi trabalhado o tema controverso “agrotóxico”, considerando sua dimensão ambiental, científica e econômica. As atividades desenvolvidas valorizaram os conhecimentos prévios dos alunos, contemplaram estratégias de ensino diversificadas, promoveram discussões e debates, os quais subsidiaram a construção de argumentos para uma tomada de posição fundamentada por parte dos educandos. Quanto às dificuldades encontradas no processo, as educadoras mencionaram a escassez de tempo e a agitação dos alunos. Contudo, abrem-se caminhos para a realização de novas pesquisas direcionadas principalmente ao campo de formação de professores e ao currículo de Ciências, visando consolidar a inserção de questões controversas em sala de aula e reafirmando a escola como espaço de aprendizagem de conhecimentos específicos, de desenvolvimento de habilidades e competências, bem como de construção de valores para a formação de cidadãos responsáveis e participativos.
Palavras-chave: Controvérsia. Ensino de ciências. Formação de professores.
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