A didática profissional (DP) articulada à teoria das situações didáticas (TSD) na formação do professor de matemática no Brasil: o caso de uma situação didática direcionada ao SPAECE
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4025Resumo
Resumo: Este trabalho enfatiza uma discussão acerca da formação do professor, no cenário educacional brasileiro, através da vertente francesa Didática Profissional, aliada à Teoria das Situações Didáticas. O contributo metodológico da pesquisa apresentou-se através da Engenharia Didática de Formação (ou Engenharia Didática de 2ª geração), criada a partir da Engenharia Didática clássica, todavia voltada exclusivamente para a observação da prática e formação docente. Trata-se de uma reunião de estudos bibliográficos, retirados de trabalhos anteriores, nos quais trataram o mesmo tema, construindo assim um conjunto de aspectos teóricos metodológicos introdutórios de uma futura pesquisa de mestrado. Nesse sentido, tem-se que a Didática Profissional engloba, nesse contexto, a análise profissional do professor, especialmente o de matemática, seja na sala de aula, na escola ou na instituição escolar, bem como suas concepções pragmáticas e epistêmicas que o acompanham ao longo do percurso profissional. Ademais, apresenta-se uma situação didática, elaborada por meio de uma questão, retirada do boletim pedagógico de avaliação de matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), uma vez que este trabalho pretende utilizar tal exame como parâmetro de concepção da situação didática sugerida. Por fim, explora-se os recursos do software GeoGebra para visualização e manipulação dos elementos gráficos, favorecendo uma melhor compreensão durante o processo de resolução da situação-problema proposta.
Palavras-chave: Didática Profissional. Formação. Ensino. Trabalho.
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