O ensino da semântica: um estudo através de livros didáticos de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3865Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar de que forma a Semântica é abordada em uma coletânea de livros didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O suporte teórico foi baseado nos estudos de Cançado (2018), Ferrarezi Jr. (2008), Ilari (2006), Ilari e Geraldi (2006), Müller e Viotti (2003) e Pietroforte e Lopes (2003). Para realizar a pesquisa, foram selecionados os livros da coleção Tecendo Linguagens que fazem parte do PNLD de 2020. Com posse do material didático, aspectos semânticos foram analisados a partir das atividades e textos propostos. Os conteúdos abordados estão relacionados à antonímia, à sinonímia, à anáfora, à paráfrase, à paronomásia, à contradição e, principalmente, ao sentido de vocábulos e sentenças. Através do estudo, foi possível evidenciar a presença da Semântica como forma de proporcionar maior entendimento e reflexão do aluno sobre a língua materna e sua importância na interpretação textual. Além disso, verificou-se a ausência de uma seção destinada exclusivamente à Semântica, uma vez que ela é apresentada junto a outros conteúdos.
Palavras-chave: Semântica. Livros didáticos. Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.