O ensino da semântica: um estudo através de livros didáticos de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Estella Maria Bortoncello Munhoz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3865

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar de que forma a Semântica é abordada em uma coletânea de livros didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O suporte teórico foi baseado nos estudos de Cançado (2018), Ferrarezi Jr. (2008), Ilari (2006), Ilari e Geraldi (2006), Müller e Viotti (2003) e Pietroforte e Lopes (2003). Para realizar a pesquisa, foram selecionados os livros da coleção Tecendo Linguagens que fazem parte do PNLD de 2020. Com posse do material didático, aspectos semânticos foram analisados a partir das atividades e textos propostos. Os conteúdos abordados estão relacionados à antonímia, à sinonímia, à anáfora, à paráfrase, à paronomásia, à contradição e, principalmente, ao sentido de vocábulos e sentenças. Através do estudo, foi possível evidenciar a presença da Semântica como forma de proporcionar maior entendimento e reflexão do aluno sobre a língua materna e sua importância na interpretação textual. Além disso, verificou-se a ausência de uma seção destinada exclusivamente à Semântica, uma vez que ela é apresentada junto a outros conteúdos.

Palavras-chave: Semântica. Livros didáticos. Língua Portuguesa.

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Publicado

2020-07-02