Investigando aspectos da alfabetização científica a partir de produções escritas de estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3823Resumo
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma unidade didática sobre soluções aquosas, realizada com 40 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, com o intuito de contribuir para o processo de alfabetização científica. A unidade foi iniciada com uma situação problematizadora, apresentada por meio de uma estória em que três personagens expunham visões distintas acerca dos impactos ambientais em função do desastre ocorrido em Mariana/MG. Ao final, foi solicitado aos participantes para finalizarem a estória, que foi objeto de investigação por meio de análise de conteúdo. O objetivo foi avaliar o processo de alfabetização científica dos estudantes mediante a manifestação de indicadores. Os resultados mostraram diferentes indicadores de alfabetização científica, sendo o eixo compreensão de termos e conceitos o mais evidenciado (29 produções). Indicadores sobre as relações entre ciência e sociedade foram identificados em 22 produções e indicadores sobre a natureza da ciência apareceram em menor quantidade (seis produções). A produção textual mostrou-se adequada para a análise dos indicadores, inclusive por mostrar a ausência ou o silenciamento de alguns.
Palavras-chave: Alfabetização científica. Unidade didática. Soluções aquosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.