Interdisciplinaridade: o desafio de trabalhar a área das ciências da natureza na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3812Resumo
Resumo: O presente artigo teve como objetivo compreender a maneira como três professores atuantes na área das Ciências da Natureza trabalham a Interdisciplinaridade no Ensino Médio em uma escola estadual, situada no município de Capão da Canoa (RS). A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas. O processo analítico aplicado aos dados coletados a partir de entrevistas inspirou a organização de três categorias de análise fundamentadas na Análise Textual Discursiva (ATD) com a intenção de mostrar como o grupo de professores trabalha a Interdisciplinaridade na escola. As Categorias de Análise que emergiram foram “Os projetos interdisciplinares como estratégia de criação”, “A qualificação profissional por meio de Formação de Professores” e “Reflexões dos professores mediante as Reuniões Pedagógicas”. Tem-se em vista que o trabalho interdisciplinar é contínuo e reflexivo.
Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Interdisciplinaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.