O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014 - 2018
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3798Resumo
Resumo: O presente artigo se propõe a fazer um levantamento das publicações sobre a temática Questões Sociocientíficas (QSC), produzidas entre 2014 até 2018, para a elaboração de um Estado da Arte sobre o tema, utilizando seis bases de dados distintas para subsidiar a busca destas informações. Os descritores considerados para a análise foram QSC, e o seu cruzamento com outros três unitermos: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências. A metodologia utilizada para a escolha dos trabalhos selecionados foi a análise por meio da leitura de todos os títulos e palavras-chave, verificando se havia relevância para a pesquisa, após como segunda forma de classificação passou-se a leitura dos resumos e em terceira etapa, houve então, a leitura do trabalho completo. Concluímos que não foram encontrados trabalhos que trouxessem o cruzamento dos quatros unitermos (QSC, CTSA, Formação de Professores de Ciências e Educação em Ciências), houve no máximo trabalhos que traziam apontamentos sobre duas ou três das temáticas articuladas, mas alguma publicação que incorporasse as quatro não foi encontrado, o que torna ainda mais instigante e oportuna a proposta de pesquisa da qual este artigo é parte integrante, que é o de reconhecer e compreender se a formação docente dos professores de Ciências da Natureza permite aos mesmos que proponham suas aulas utilizando as QSC com enfoque na Educação CTSA, para a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos críticos e responsáveis pela sociedade da qual são parte integrante.
Palavras chave: Questões Sociocientíficas. CTS/CTSA. Formação de Professores de Ciências. Educação em Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.