A competência em tecnologia para a sala de aula: quem aprende para ensinar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3236

Resumo

 

Resumo: Este trabalho retoma um dos temas tratados em pesquisa de Doutorado, que buscou verificar o perfil de competência adquirida durante a formação de professores egressos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. São disciplinas que apresentam dificuldades aos alunos em função da sua complexidade. Assim, acredita-se que o professor que tiver a competência necessária no uso daquelas tecnologias poderá interagir com os alunos num ambiente tecnológico, que lhes é conhecido e familiar. Alguns resultados da pesquisa empírica realizada junto aos formandos são mostrados. As abordagens teóricas tratam da mudança necessária de paradigmas e atitudes no cenário de ensino e da aprendizagem no século XXI, para a era digital em que vivemos.

 

Palavras-chave: Tecnologia na Educação. Formação de professores. Teorias educacionais aplicadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.


 

THE COMPETENCE IN TECHNOLOGY FOR THE CLASSROOM: WHO LEARNS TO TEACH?

 

Abstract: This work resumes one of the themes addressed in a PhD research, which sought to verify the proficiency profile acquired during the training of undergraduate students of the Biology, Physics and Chemistry degree courses of the Federal University of Rio Grande do Sul, in the use of Digital Information and Communication Technologies. These are disciplines that present difficulties to students due to their complexity. Thus, it is believed that the teacher who has the necessary competence in the use of those technologies can interact with the students in a technological environment, which is familiar and familiar to them. Some results of the empirical research done with the trainees are shown. The theoretical approaches deal with the necessary change of paradigms and attitudes in the scenario of teaching and learning in the 21st century for the digital age in which we live.

 

Keywords: Technology in Education. Teacher Training. Educational Theories applied to Digital Technologies of Information and Communication.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Dias, UFRGS

UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Departamento de Ciências da Informação. Professora Assistente

Maria do Rocio Teixeira, UFRGS. Programa de Pós graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

 UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Departamento de Ciências da Informação. Professora Adjunta

 

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

DIAS, M. L.; TEIXEIRA, M. do R. A competência em tecnologia para a sala de aula: quem aprende para ensinar?. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3236. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3236. Acesso em: 24 abr. 2024.