A história da disciplina química (escolar) no currículo brasileiro

Autores

  • Késia Caroline Ramires Neves Profa. Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Maysa Braguini Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3232

Resumo

Resumo: Pelos últimos 30 anos, alguns estudos históricos da educação brasileira têm mostrado como determinados saberes se tornaram propriamente escolares. Com essa perspectiva, esses estudos buscam conhecer como se dera a inclusão de disciplinas escolares em respectivos currículos, quais transformações elas sofreram ao longo dos anos, qual a importância que tiveram ou que ainda detém em todo esse contexto acadêmico-educacional. Então, partindo dessa premissa, este trabalho se propõe a analisar a história da Química como disciplina escolar. A questão norteadora é aquela muitas vezes levantada pelos alunos: por que estudar Química na escola? Sendo assim, buscar essa linha histórica de uma disciplina permitiu olhar de maneira diferente para ela e compreender as razões pelas quais se justifica sua aprendizagem e seu ensino. Em específico, para este trabalho, foram coletados dados de programas de ensino da escola secundária brasileira entre os anos de 1841-1930, suposto período da inserção da química na escola. Os resultados apontam para uma disciplina constituída por interesses externos e internos à escola, passando a fazer parte do currículo escolar em 1841, resultado esse que contrasta outros já publicados em literatura específica da área. Portanto, o trabalho vem ao encontro de contribuir com novas informações à área da Química escolar.

Palavras-chave: História das Disciplinas Escolares. História da química. Química escolar.

THE HISTORY OF THE CHEMISTRY DISCIPLINE (SCHOOL) IN THE BRAZILIAN CURRICULUM

Abstract: For the last 30 years, some historical studies of Brazilian education have shown how certain knowledge have become properly school-based. With this perspective, these studies seek to know how the inclusion of school subjects in their curricula has been given, what changes they have undergone over the years, how important they have or still hold in this academic-educational context. Therefore, starting from this premise, this work proposes to analyze the history of Chemistry as a school discipline, or school subject. The guiding question is that often raised by students: Why study chemistry at school? Thus, seeking this historical line of a discipline has allowed us to look at it differently and to understand the reasons why its learning and teaching are justified. Specifically, for this work, data were collected from teaching programs of the Brazilian secondary school between the years of 1841-1930, supposed period of the insertion of chemistry in school. The results point to a discipline constituted by external and internal interests to the school, becoming part of the school curriculum in 1841, a result that contrasts others already published in specific literature of the area. Therefore, the work contributes to contribute with new information to the area of school chemistry

Keywords: History of School Subjects. History of chemistry. School chemistry.

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Biografia do Autor

Késia Caroline Ramires Neves, Profa. Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Profa. Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maysa Braguini, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Especialista em Educação Matemática e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Grande Dourados. Profa. da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

RAMIRES NEVES, K. C.; BRAGUINI, M. A história da disciplina química (escolar) no currículo brasileiro. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3232. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3232. Acesso em: 29 mar. 2024.