A discussão da abordagem temática: estado do conhecimento no ensino de ciências

Autores

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Renata Hernandez Lindemann Universidade Federal do Pampa
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3214

Resumo

Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de estado do conhecimento, no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Assume-se como objetivo perceber o enfoque dos referenciais teóricos adotados sobre a abordagem temática e as contribuições das pesquisas para o trabalho com temas no Ensino de Ciências. Adotou-se como critério o Qualis A1 pela Classificação de Periódicos Quadriênio 2013-2016 da CAPES. As buscas foram realizadas na plataforma Sucupira, selecionando a área de avaliação ensino e a classificação A1. Verificou-se 15 periódicos relacionados ao Ensino de Ciências, destes 05 nacionais, nos quais se selecionaram 04 artigos de pesquisa. Os trabalhos demonstraram discussões e propostas de implementação sobre o trabalho com temas com professores da Educação Básica, sinalizando alternativas de reconfigurações curriculares, baseadas na perspectiva freireana e/ou em elementos ligados ao movimento CTS. As pesquisas apontaram avanços, ações e práticas no campo da formação de professores, dos quais: possibilidade de repensar a organização curricular; superação do reducionismo metodológico e fragmentação do currículo; forma de relacionar temas de relevância social a conhecimentos científicos; envolvimento em um trabalho interdisciplinar. Sinaliza-se a importância de discussões sobre os objetivos e concepções de currículo, considerando a formação de professores como um campo profícuo de inovações, contribuindo para um constante (re)fazer de ações e reflexões. Nesse processo o papel do professor também é ressignificado, pois desconstrói a visão fragmentada de currículo e ensino.

Palavras-chave: Estado do conhecimento. Ensino de Ciências. Formação de professores. Abordagem temática.

 

DISCUSSIONS OF THE THEMATIC APPROACH: THE STATE OF KNOWLEDGE IN SCIENCE TEACHING

Abstract: This study is nested within a larger research project on the state of knowledge, conducted within the Academic Masters in Education at the Universidade Federal do Pampa. The objective is to survey the focus of theoretical references on the thematic approaches and the contributions that these research studies have to make to working with themes in Science Teaching. The selection criterion was a Qualis A1 rating according to the 2013-2016 CAPES four-yearly classification of periodicals. Searches were run on the Sucupira platform, with the filters education and A1 classification. Fifteen periodicals were listed that deal with Science Teaching, five of which are Brazilian. A total of four research articles were selected for the study. These articles discussed implementation proposals involving thematic approaches for Elementary School teachers including suggestions for reformulation of curricula based on the Freirean perspective and/or on elements linked to Science-Technology-Society teaching. They reported on developments, activities, and practices in the field of teacher training including: the possibility of rethinking curricular organization; overcoming methodological reductionism and curricular fragmentation; means of relating socially relevant themes to scientific knowledge; and involvement in interdisciplinary work. The findings illustrate the importance of discussing the objectives and conceptions of curricula, considering teacher training as a fertile field for innovations, and contributing to a constant reworking of actions and reflections. As part of this process, the role of the teacher is also resignified, since it deconstructs the fragmented perspective on curricula and teaching.

Keywords: State of knowledge. Science teaching. Teacher training. Thematic approach.

Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza - Unipampa, mestrando em Ensino.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Leandro Duso, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica e professor adjunto da UFSC.

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Publicado

2018-12-06