Utilizando a ludicidade no ensino de ciências em uma escola pública de Porto Alegre: o fazer docente contextualizado e integrado além da sala de aula

Autores

  • Gabriela Dipicoli Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre
  • Silvia Vieira München Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre
  • Cibele Schwanke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3208

Resumo

Resumo: Atualmente há diversos casos relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, reforçando a validade de sua contextualização no ensino de ciências. Visando demonstrar aos licenciandos em Ciências da Natureza do IFRS a pertinência de utilização do espaço escolar para além da sala de aula e capacitá-los na organização de eventos científicos em unidades escolares, em 2016, desenvolveu-se o evento de extensão “Todos contra o Aedes aegypti”. A ação ocorreu em uma escola pública de Porto Alegre envolvendo duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e permitiu abordagens interdisciplinares, contemplando aspectos relacionados à história, tecnologia, saúde e meio ambiente. Durante a intervenção, desenvolveu-se uma dinâmica ambiental em forma de jogo, enfatizando aspectos  relacionados à proliferação do inseto. Baseou-se em material informativo divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre, pesquisas relacionadas ao tema e ao uso de jogos educativos e produção de material testado com licenciandos. A avaliação por parte dos estudantes e professora regente da unidade escolar foi considerada a melhor no evento. Além de abordar a importância da prevenção de doenças, percebe-se a relevância da ludicidade, criando momentos de interação, integração, desenvolvimento crítico e construção de saberes significativos e contextualizados relacionados à saúde e ao ensino de ciências.

 Palavras-chave: Ciências. Meio Ambiente. Extensão. Ludicidade. Aedes.


 USING PLAYFULNESS IN THE TEACHING OF SCIENCE IN A PUBLIC SCHOOL OF PORTO ALEGRE: THE MAKE IN CONTEXTUALIZED AND INTEGRATED TEACHER BEYOND THE CLASSROOM

  Abstract:  Currently there are several cases related to diseases transmitted by the Aedes aegypti mosquito, reinforcing the validity of its contextualization in science teaching. Aiming to demonstrate to the undergraduate students in the Nature sciences of IFRS the pertinence of using the school space beyond the classroom and training them in organizing scientific events in school units, in 2016, the extension event was developed " All against Aedes aegypti. " The action took place in a public school in Porto Alegre involving two classes of the 7th grade of elementary School and allowed interdisciplinary approaches, contemplating aspects related to history, technology, health and the environment. During the intervention, an environmental dynamics was developed in the form of a game, emphasizing aspects related to the proliferation of the insect. It was based on informative material published by the City of Porto Alegre, researches related to the theme and the use of educational games and production of material tested with undergraduate students. The evaluation by students and teacher Regent of the school unit was considered the best in the event. In addition to addressing the importance of disease prevention, it is perceived the relevance of ludicity, creating moments of interaction, integration, critical development and construction of meaningful and contextualized knowledge related to health and teaching of Sciences.

 Keywords: Science. Environment. Extension. Playfulness. Aedes.



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Biografia do Autor

  • Gabriela Dipicoli Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Habilitação em Biologia e Química. Bolsista Programa Educação Tutorial (MEC/SESu; SECad)
  • Silvia Vieira München, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza - Habilitação em Biologia e Química. Bolsista Programa Educação Tutorial (MEC/SESu; SECad)
  • Cibele Schwanke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre
    Doutora em Ciências. Docente EBTT. Tutora Pet (MEC/SESu; SECad)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Espaço Plural

Como Citar

Utilizando a ludicidade no ensino de ciências em uma escola pública de Porto Alegre: o fazer docente contextualizado e integrado além da sala de aula. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3208. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3208.. Acesso em: 7 out. 2024.