A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências

Autores

  • Mário Sérgio Nunes Bica Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana/Rs-Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9193-7082
  • Pâmela Billig Mello Carpes Laboratório de Estresse, Memória e Comportamento, Universidade Federal do Pampa, BR 472 – KM 592
  • Rafael Roehrs Professor Adjunto – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, BR 472 – KM 592 – Laboratório 423. http://orcid.org/0000-0003-2825-2560

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3192

Resumo

Resumo: O ensino de ciências pressupõe um conjunto de diferentes símbolos e formas de comunicação, por conta disso, torna-se questionável um esquema educacional baseado num único formato representativo. Conforme apontam programas internacionais de avaliação e as nossas diretrizes curriculares, o processo para aprender ciência envolve um desafio representacional em uma variedade de contextos. Nesse sentido, existe uma linha de investigação da área do ensino de ciências, denominada Múltiplas Representações, que defende a utilização de diferentes formas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Estudos recentes da neurociência apontam alguns resultados que se inserem nessa perspectiva, relacionando conhecimentos fundamentais das bases neurobiológicas da aprendizagem, da memória, das emoções, sobretudo respeitando a individualidade cognitiva dos alunos. Esse trabalho apresenta pontos de convergência entre referenciais do ensino de ciências e postulados do campo da neurociência, em que ambos podem vir a amparar e contribuir sobre o processo da prática docente no ensino de ciências.

Palavras-chave: Neurociência. Múltiplas Representações. Ensino de Ciências. Cognição. Memória.

 

THE CONVERGENCE BETWEEN NEUROSCIENCE AND THE MULTIPLE REPRESENTATIONS FOR SCIENCE TEACHING

Abstract: The teaching of sciences presupposes a set of different symbols and forms of communication. Because of this, it becomes questionable an educational schemed based on a single representative format. As pointed out by international evaluation programs and our curricular guidelines, the process of learning science involves a representational challenge in a variety of contexts. In this sense, there is a line of research in the area of science teaching, denominated multiple representations, which advocate the use of different forms of communication in the teaching and learning process. Recent studies of neuroscience point to some results that fit into this perspective, linking fundamental knowledge of the neurobiological bases of learning, of memory, of emotions, above all respecting the students cognitive individuality. This work presents points of convergence between reference points of science teaching and postulates of neuroscience field, in which both can come to support and contribute to the process of teaching practice in science teaching.

Keywords: Neuroscience. Multiple Representations. Science teaching. Cognition. Memory.

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Biografia do Autor

Mário Sérgio Nunes Bica, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana/Rs-Brasil.

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal do Pampa/RS, campus Uruguaiana.

Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino da mesma Universidade.

Graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura (Universidade Federal do Pampa)

Especialização em Neurociência Aplicada à Educação (Universidade Federal do Pampa)

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

BICA, M. S. N.; MELLO CARPES, P. B.; ROEHRS, R. A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3192. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3192. Acesso em: 20 abr. 2024.