Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3177Resumo
Resumo: O Ensino de Biologia apresenta inúmeros conteúdos com abstrações que dificultam os processos de aprendizagens dos estudantes, um destes é a Biologia Celular, por tratar de estruturas microscópicas gera certo distanciamento aos educandos. Neste contexto, observou-se a importância de utilizar recursos didáticos que podem auxiliar na aprendizagem e permitir o protagonismo dos discentes. A atividade realizada constituiu-se na construção de modelos de células comestíveis por cinco turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. O processo de planejamento até a montagem das células comestíveis envolveu os estudantes de maneira intensa, os mesmos participaram ativamente, com interesse e motivação. A confecção dos modelos comestíveis propiciou a construção do próprio conhecimento em um conteúdo abstrato, materializando este para ajudar na compreensão. A atividade possibilitou o desenvolvimento de diversas competências nos estudantes que vão além dos conteúdos conceituais da Biologia, permitindo a formação integral do educando em todas as suas dimensões.
Palavras-chave: Modelos didáticos. Biologia Celular. Ensino de Biologia.
EDIBLE DIDACTIC MODELS AS A TECHNIQUE OF TEACHING AND LEARNING ABOUT CELLULAR BIOLOGY
Abstract: The Teaching of Biology presents so many contents with abstractions that make difficult the learning processes of the students, one of these is the Cell Biology, because dealing with microscopic structures generate a certain distance from the students. In this context, it was observed the importance of using didactic resources that can aid in the learning and allow the protagonism of the students. The activity was constituted in the construction of models of edible cells by five classes of 1st year of the Technical Course in Agropecuarian Integrated to High School of Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul/RS. The planning process until the assembly of the edible cells involved the students intensely, they participated actively, with interest and motivation. The making of the edible models allowed the construction of the own knowledge in an abstract content, materializing this one to aid in the understanding. The activity made possible the development of several competences in the students that go beyond the conceptual contents of Biology, allowing the integral formation of the student in all its dimensions.
Keywords: Didactic models. Cell biology. Teaching of Biology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.