Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3119Resumo
Resumo: O trabalho em tela tem por finalidade tecer discussões sobre alguns modelos de generalização e extensão da Sequência de Jacobsthal. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e em complementariedade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenômenos relativos ao ensino e aprendizagem de Sequência de Jacobsthal, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática, a saber análise preliminar e análise a priori, ressaltando a concepção de situações didáticas e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos diante das duas situações problemas, organizadas com fins à experimentação.
Palavras-chave: Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Jacobsthal.
DIDACTIC ENGINEERING AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT IN THE STUDY AND TEACHING OF THE JACOBSTHAL SEQUENCE
Abstract: The work on screen is intended to discuss some models of generalization extension Jacobsthal Sequence. Thus, in accordance with the guidelines of the Didactic Engineering - DE as research methodology and in complementarity with the Theory of Educational Situations - TES that allows a detailed analysis of the phenomena related to the teaching and learning of Jacobsthal Sequence, we will describe the main elements that constitute the two initial phases of an DE, namely preliminary analysis and a priori analysis, highlighting the conception of didactic situations and the possible behaviors and resolution of the students before the two problem situations, organized for purposes of experimentation.Keywords: Didactic Engineering. Theory of Educational Situations. sequence of Jacobsthal.
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