Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química

  • Mariana Ferrari Bach UFRGS
  • Carlos Ventura Fonseca UFRGS

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Alimentação saudável. Ensino de Química. Formação docente.

 

PROBLEM-BASED LEARNING INVOLVING THE THEME FEED: REFLECTIONS ARISING FROM A STAGE IN CHEMISTRY TEACHING

 Abstract: The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.

Keywords: Problem-Based Learning. Healthy feed. Chemistry teaching. Teacher Education.

Biografia do Autor

Mariana Ferrari Bach, UFRGS
Possui graduação em Química Industrial (2010), Mestrado em Química (2013) e Doutorado em Química (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa Licenciatura em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estando em fase de conclusão. Atualmente, realiza estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de síntese orgânica. Possui experiência em síntese orgânica, nas áreas de síntese de materiais líquido-cristalinos, catálise assimétrica e líquidos iônicos, e em polímeros, na área de síntese materiais poliméricos de fonte renovável.
Carlos Ventura Fonseca, UFRGS
Carlos Ventura Fonseca é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou no ensino técnico de nível médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores. 
Publicado
2018-12-06