As frações nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3086

Resumo

Resumo: Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. O artigo discute o estudo das frações nas aritméticas editadas pela Igreja Luterana para suas escolas. A investigação documental está baseada no referencial da pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar. Analisando-se as edições da Segunda e Terceira Aritmética da série Concórdia, verificou-se que nas edições da Segunda Aritmética se prioriza o significado de fração pelo método de ensino intuitivo. Na Terceira Aritmética se desenvolvem as habilidades de cálculo escrito e mental, com foco nos algoritmos e procedimentos de cálculo das quatro operações com frações. As propostas de estudo das frações estão contextualizadas com práticas socioculturais, desenvolvidas nas comunidades em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas, associadas com unidades dos sistemas de medidas e operações comerciais.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Frações. Livros de Aritmética. Cultura Escolar.


THE FRACTIONS IN THE ARITHMETIC EDITED TO THE GAUCHO LUTHERAN PAROCHIAL SCHOOLS OF THE 20TH CENTURY

Abstract: In 1900, the Missouri Synod, today Evangelical Lutheran Church of Brazil, began mission in the German colonies of Rio Grande do Sul, founding religious congregations and parochial schools. The article discusses the study of the fractions in the arithmetic edited by Lutheran Church to their schools. The documentary investigation is basing on history research and on concept of school culture. Analyzing the editions of the Second and Third Arithmetic of the Concordia series, there was that in the editions of the Second Arithmetic to prioritize the meaning of fraction by intuitive teaching method. In the Third Arithmetic develop the mental and written calculation skills, focusing on algorithms and calculation procedures of the four operations with fractions. The proposals of study of the fractions are contextualized with socio-cultural practices developed in the communities where the Lutheran parochial schools were included, associated with units of measures systems and commercial operations.

Keywords: History of the Mathematic Education. Fractions. Arithmetic Books. School Culture.


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Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.
Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.
Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

KUHN, M. C.; BAYER, A. As frações nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3086. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3086. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre