Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança

Autores

  • Antonio Valerio Netto DT CNPq

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3083

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.

Palavras-chave: Realidade virtual. Simulador. Segurança pública e privada. Problem based learning. Treinamento de profissionais.

 

APPLICATION OF VIRTUAL REALITY SIMULATORS AND PROBLEM BASED LEARNING FOR THE TRAINING OF PROFESSIONALS OF THE SECURITY AREA

Abstract: The article presents a proposal for the use of an active methodology based on Problem Based Learning (PBL) together with the use of virtual reality simulators (VR) with the objective of assisting in the learning and training of professionals in the areas of public and private security. Certain techniques, such as OMD (Observation, Memorization, Description) and IDA (Identify, Decide, Act), are not continually practiced because of the difficulty of implementing some kind of scalable, low cost training and generating adequate performance indicators . Field tests were carried out to validate the new proposal and verify the adherence of the methodology to the target audience. The purpose was to demonstrate that the PBL-based training modules with RV simulators are able to compose an educational technology platform with the goal of increasing engagement and improving the learning curve of the safety professional.

Keywords: Virtual reality. Simulator. Public and private security. Problem based learning. Professional training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

VALERIO NETTO, A. Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3083. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre