Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais

Autores

  • Mariana Haviaras UTFPR
  • Herivelto Moreira UTFPR
  • Cláudia Beatriz Monte Jorge Martins UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3066

Resumo

Resumo: A elaboração de um instrumento de coleta de dados requer suporte teórico e critérios para verificar a validade e a confiabilidade. Para isso, esse artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e o seu processo de confirmação: validade e confiabilidade. A motivação pela construção se deu a partir da fase inicial da tese da pesquisadora em que se percebeu a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas. O artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados sobre o assunto e também com base no estudo-piloto da tese da pesquisadora. Conclui-se sugerindo que estudos na área educacional com vistas a perspectiva quantitativa sejam realizados e que os devidos cuidados sejam tomados, refletindo sempre que as pesquisas merecem sérias considerações e rigorosidade.

Palavras-chave: Instrumento de coleta de dados. Validade. Confiabilidade.

 

DEVELOPMENT AND CONFIRMATION OF THE VALIDITY AND RELIABILITY OF THE DATA COLLECTION INSTRUMENT ON INITIAL TEACHER TRAINING AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIES

Abstract: The creation of a data collection instrument requires theoretical support and criteria so that the validity and reliability of the instrument can be checked. The present article aims to present the development of a questionnaire, as well as its process of validity and reliability. The motivation behind it came from the initial phase of the researcher’s thesis. It was noticed the need to present to novice researchers in the educational area the importance of validation and reliability of data collection instruments. The article was based on a bibliographical survey of books and articles on the subject and also on the pilot study of the researcher's thesis. The article concludes by suggesting that other studies in the educational area with a view to a quantitative perspective should be carried out and that the necessary precautions should be taken, always reflecting that research, no matter its nature, deserves serious consideration and rigor.

Keywords: Data collection instrument. Validity. Reliability.

Downloads

Publicado

2018-12-06