Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a3066Resumo
Resumo: A elaboração de um instrumento de coleta de dados requer suporte teórico e critérios para verificar a validade e a confiabilidade. Para isso, esse artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e o seu processo de confirmação: validade e confiabilidade. A motivação pela construção se deu a partir da fase inicial da tese da pesquisadora em que se percebeu a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas. O artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados sobre o assunto e também com base no estudo-piloto da tese da pesquisadora. Conclui-se sugerindo que estudos na área educacional com vistas a perspectiva quantitativa sejam realizados e que os devidos cuidados sejam tomados, refletindo sempre que as pesquisas merecem sérias considerações e rigorosidade.
Palavras-chave: Instrumento de coleta de dados. Validade. Confiabilidade.
DEVELOPMENT AND CONFIRMATION OF THE VALIDITY AND RELIABILITY OF THE DATA COLLECTION INSTRUMENT ON INITIAL TEACHER TRAINING AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
Abstract: The creation of a data collection instrument requires theoretical support and criteria so that the validity and reliability of the instrument can be checked. The present article aims to present the development of a questionnaire, as well as its process of validity and reliability. The motivation behind it came from the initial phase of the researcher’s thesis. It was noticed the need to present to novice researchers in the educational area the importance of validation and reliability of data collection instruments. The article was based on a bibliographical survey of books and articles on the subject and also on the pilot study of the researcher's thesis. The article concludes by suggesting that other studies in the educational area with a view to a quantitative perspective should be carried out and that the necessary precautions should be taken, always reflecting that research, no matter its nature, deserves serious consideration and rigor.
Keywords: Data collection instrument. Validity. Reliability.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.