Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a2897Resumo
Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas aprensetaram em interagir com outros cursistas, o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.
Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada.
AVACED PLATFORM AS A CONTINUOUS TRAINING TOOL FOR NATURAL SCIENCE TEACHERS IN THE STATE EDUCATION NETWORK – CREDE 1
Abstract: The importance of continuing teacher training has been the subject of discussions in the major academic centers and aims to provide educators with the exchange of experiences, dialogue on different methodologies, study of social-emotional competencies, participation in scientific fairs, among other actions, which end up opportunizing the feeling of cooperation and sharing between educators and students. The reflex of this action is perceived in the classroom through the motivation of the students becoming the protagonists of their own learning, characterized by the search for daring, promotion of research, as well as the exercise of thinking. Thus, the present article aims to address the use of the AVACED Platform as a tool for continuing training for teachers in the field of natural sciences (Physics, Chemistry and Biology), presenting results of applicability at the 1st Regional Coordination of Education Development - CREDE 1, located in the Municipality of Maracanaú/CE. The theoretical-methodological paradigm of collaborative learning guided this study, which produced satisfactory results with the use of the virtual platform as a tool in the construction of the learning of the content addressed.
Keywords: Education. Platform AVACED. Continuous Training.
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