Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01

Autores

  • Francisco Halyson Ferreira Gomes Secretaria de Educação do Ceará
  • Suiane Costa Alves Secretaria de Educação do Ceará
  • José Elisberto de Araújo e Silva Secretaria de Educação do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n2.a2897

Resumo

Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas aprensetaram  em interagir com outros cursistas,  o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.

Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada.

 

AVACED PLATFORM AS A CONTINUOUS TRAINING TOOL FOR NATURAL SCIENCE TEACHERS IN THE STATE EDUCATION NETWORK – CREDE 1

Abstract: The importance of continuing teacher training has been the subject of discussions in the major academic centers and aims to provide educators with the exchange of experiences, dialogue on different methodologies, study of social-emotional competencies, participation in scientific fairs, among other actions, which end up opportunizing the feeling of cooperation and sharing between educators and students. The reflex of this action is perceived in the classroom through the motivation of the students becoming the protagonists of their own learning, characterized by the search for daring, promotion of research, as well as the exercise of thinking. Thus, the present article aims to address the use of the AVACED Platform as a tool for continuing training for teachers in the field of natural sciences (Physics, Chemistry and Biology), presenting results of applicability at the 1st Regional Coordination of Education Development - CREDE 1, located in the Municipality of Maracanaú/CE. The theoretical-methodological paradigm of collaborative learning guided this study, which produced satisfactory results with the use of the virtual platform as a tool in the construction of the learning of the content addressed.

Keywords: Education. Platform AVACED. Continuous Training.

Biografia do Autor

Francisco Halyson Ferreira Gomes, Secretaria de Educação do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE. Possui especialização no ensino de Física pela Universidde Fedral do Ceará, graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atuou como supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçao à Docência PIBID IFCE Campus Maracanaú. Trabalha como professor efetivo da rede pública de ensino do estado do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. Autor de artigos sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Física e Química.

Suiane Costa Alves, Secretaria de Educação do Ceará

Professora Licenciada em Química (UECE), Especialista em Gestão Ambiental Urbana (IFCE/CENTEC), Especialista em Mídias na Educação (UFC), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Atualmente é Professora de Pesquisa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atuando no Núcleo de Tecnologia Educacional - CREDE I na Coordenação dos Cursos de Formação de Ciências da Natureza e Matemática

José Elisberto de Araújo e Silva, Secretaria de Educação do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1983) , especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003) , especialização em Avaliação e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Morada Nova e Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação.

Downloads

Publicado

2018-12-06