Seleção de tecnologias digitais para a gerência de projetos em disciplinas de projeto integrado
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2765Resumo
Resumo: A disciplina de Projeto Integrado estudada é um componente curricular de caráter interdisciplinar que visa relacionar as unidades do currículo entre si em e com a realidade profissional. Além da interlocução com outras disciplinas – seus conteúdos e docentes – tem-se equipes de alunos resolvendo problemas sociais reais, desenvolvendo projetos enquanto aprendem os conteúdos necessários para desenvolvê-los. Dificuldades em sua complexa condução levaram à constatação da importância de se utilizar métodos de gerenciamento de projetos, e posteriormente de se dispor de tecnologias digitais que as apoiassem. Este estudo teve o objetivo geral de selecionar tecnologias digitais online para apoiar a gerência dos projetos integrados. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, da observação da prática pedagógica para identificar os requisitos necessários a serem atendidos pelas tecnologias, seguida da análise comparativa de ferramentas digitais gratuitas disponíveis, finalizando com sua configuração para uma nova turma de Projeto Integrado. A partir de princípios pedagógicos estabelecidos foram selecionadas duas ferramentas, sendo uma para gerência de projetos e, de forma complementar, outra para organização dos arquivos digitais manuseados. A análise dos resultados ainda é preliminar, porque o semestre letivo ainda está em andamento, mas já apontam para uma maior capacidade de acompanhamento do trabalho, por alunos e docentes envolvidos. Entretanto, já se observa a necessidade de se alocar mais tempo de aula para orientações tanto em gerência de projetos quando na ferramenta selecionada para este fim.
Palavras-chave: Projeto Integrado. Gerência de Projetos. Métodos Ágeis.
SELECTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES FOR PROJECT MANAGEMENT IN DISCIPLINES OF INTEGRATED PROJECT
Abstract: The Integrated Project discipline is an interdisciplinary curricular component that aims to relate curriculum units, themselves and with professional reality. In addition to the connection with other disciplines - their contents and professors - it has teams of students solving real social problems, developing projects while they learn the necessary contents. Such complexity led to the importance of using project management methods, and to have digital technologies to support them. This study aimed to select online digital technologies to support the management of Integrated Projects. The methodology consisted initially of observing the pedagogical practice to identify the technologies requirements to be met, followed by the comparative analysis of available free digital tools, and finalizing with its configuration for a new class of Integrated Project. Based on established pedagogical principles, two tools were selected, one for project management and another for the organization of digital files handled. The analysis of the results is still preliminary because the semester is still in progress, but they point out to a better condition to monitor the work, by students and teachers involved. However, we have already observed the need to allocate more class time to orientations both in project management and in the tool selected for this purpose.
Keywords: Integrated Project. Project Management. Agile Methods.
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