Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2764

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a construção de um projeto piloto de formação continuada destinada aos docentes dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar a capacidade da plataforma MOODLE para a inserção de objetos de aprendizagem. Seu desenvolvimento e avaliação ocorreram por meio de uma disciplina direcionada aos discentes do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na qual se verificou que a Plataforma apresenta capacidade para receber diferentes objetos de aprendizagem. Além disso, o referido ambiente oferece a oportunidade de acompanhamento do curso pelos tutores, incentivando os alunos a uma reflexão a respeito da utilização das tecnologias aliada aos conteúdos didáticos.

Palavras-chave: Ensino. Formação. Tecnologia.

 

PROJECT PILOT OF TRAINING IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF LEARNING MOODLE DIDÁTICO IFRS: GETTING TO KNOW THE LEARNING OBJECTS

 

Abstract: This article presents the construction of a pilot project of continuous training for teachers of the final years of elementary school, with the objective of analyzing the capacity of the MOODLE platform for the insertion of learning objects. Its development and evaluation took place through a discipline directed to the students of the Master of Science in Information Technology of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul, in which it was verified that the platform presents capacity to receive different objects of learning. In addition, this environment offers the opportunity to follow the course by the tutors, encouraging the students to reflect on the use of the technologies together with the didactic contents.

Keywords: Education. Training. Technology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Martins Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui licenciatura plena em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Especialização em residência integrada em saúde, na área de saúde mental coletiva, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ESP, Brasil. Atualmente, discente no Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo Instituto Federal no Rio Grande do Sul e professora na Prfeitura de Canoas.

Regina da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010); especialização em Mídias na Educação pela UFRGS (2015); discente no curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo IFRS/POA. Atualmente, professora dos anos iniciais na Prefeitura de Canoas.

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciencia da Computação (1989). Graduação em Odontologia (1994). Mestrado em Ciência da Computação (1993) Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre. Durante o ano de 2015 coordenou o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS. Atualmente é diretor geral do Campus Porto Alegre do IFRS.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

SOARES, K. M.; LIMA, R. da S.; SCHMITT, M. A. R. Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 1, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n1.a2764. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Espaço Plural