Ciberaula e nativos digitais: uma experiência de educação a distância na educação básica

Autores

  • Aloirmar José da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • José Washington de Morais Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-7481-5902
  • Marckson Roberto de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2733

Resumo

Resumo: O advento das tecnologias digitais da informação e comunicação, aliadas ao uso da Internet, tem provocado mudanças significativas na contemporaneidade, dimensionadas pelas características da sociedade em rede, e com novas perspectivas para a educação. Nesse horizonte, este estudo analisou a concepção dos estudantes do ensino fundamental (nativos digitais) acerca da utilização da educação a distância como complementação da aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantiqualitativa, do tipo exploratória, com estudantes do 7º ano do ensino fundamental, do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa-PB, que participaram do Curso de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, na modalidade a distância. Os resultados apontam que a experiência foi significativa para os estudantes, tendo em vista que contribuiu para o êxito do processo educativo empreendido pela escola, notadamente nos resultados obtidos pelos estudantes e na avaliação que eles fazem da experiência.

Palavras-chave: Educação a distância. Educação básica. Nativos digitais.

 

 

CYBERLESSON AND DIGITAL NATIVES:  A DISTANCE EDUCATION EXPERIENCE IN PRIMARY AND SECONDARY EDUCATION

 

Abstract: The advent of digital information and communication technologies, combined with the use of the Internet, has provoked significant changes in contemporaneity, dimensioned by the characteristics of a network society, bringing new perspectives to Education.  This study aims to analyze the perception of primary and secondary students (digital natives) in relation to the use of distance education as a complement to their learning in school.  An explorative, quantqualitative research approach was taken with 7th grade students enrolled, of School Marista Pio X, of João Pessoa, Paraíba, who participated in an Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture distance course.  Results indicate that the experience was significant for the students, when considering that it contributed successfully to the education process adopted by the school, as noted by the students’ results and evaluation of the experience.

 Keywords:  Distance education. Primary and Secondary Education. Digital Natives.


 

Biografia do Autor

Aloirmar José da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação e Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES.

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Gestão em Organizações Aprendentes (PPGOA) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Marckson Roberto de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Engenharia Elétrica. Professor do Programa de Pós-Graduação Gestão em Organizações Aprendentes (PPGOA), e do Programade Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

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Publicado

2018-07-03