Memória, tecnologia e aprendizagem: investigações em uma intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2702Resumo
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a contribuição do uso de Objetos de Aprendizagem para o desenvolvimento cognitivo de alunos, sob a questão do processamento da informação na memória e da aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada a partir de uma intervenção pedagógica em duas turmas de Ensino Fundamental, uma controle, e a outra, experimental. As teorias do processamento da informação, da carga cognitiva e da aprendizagem significativa serviram como base para a análise das respostas obtidas nos questionários, aplicados durante a intervenção. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a turma experimental demonstrou maior avanço em relação à apendizagem do conteúdo. Foram observados maiores indícios de ocorrência da aprendizagem significativa e da recuperação de informações na memória pela turma experimental. Neste sentido, identificou-se a contribuição dos Objetos de Aprendizagem para a ocorrência da aprendizagem significativa e do processo de memorização.
Palavras-chave: Memória. Aprendizagem significativa. Intervenção pedagógica. Objetos de Aprendizagem.
MEMORY, TECHNOLOGY AND LEARNING: RESEARCH IN A PEDAGOGICAL INTERVENTION
Abstract: The present work sought to investigate the contribution of the use of Learning Objects to the cognitive development of students, under the issue of information processing in memory and meaningful learning. The research was carried out from a pedagogical intervention in two classes of Elementary School, one control, and the other, experimental. Theories of information processing, cognitive load, and meaningful learning served as the basis for the analysis of the answers obtained in the questionnaires, applied during the intervention. From the research, it was possible to perceive that the experimental group showed greater progress in relation to the learning of the content. Significant evidence of significant learning and retrieval of information in memory was observed by the experimental group. In this sense, the contribution of Learning Objects to the occurrence of meaningful learning and the memorization process was identified.
Keywords: Memory. Meaningful learning. Pedagogical intervention. Learning Objects.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.