A epistemologia na didática da matemática em completude com a tecnologia

Autores

  • Maria Helena de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. http://orcid.org/0000-0003-2931-1868
  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE
  • Raphael Alves Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2698

Resumo

Resumo: O presente trabalho visa discutir a epistemologia em duas vertentes: uma relacionada com a metodologia do professor e a outra com o conhecimento científico dos conceitos matemáticos, a fim de inserir uma abordagem epistemológica na concepção de situações de ensino. Além do mais, o atual cenário educacional tem apresentado um caráter tecnológico, assim, é necessário que o professor de Matemática resignifique sua prática pedagógica a fim de aprimorar sua metodologia de ensino, recorrendo ao uso de tecnologias, e ampliar seu repertório conceitual. Nesse sentido, pretende-se alcançar a discussão sobre uma realização didática centrada no aluno e que esteja adequada a sua realidade. Pode-se compreender que a função do professor em instigar a cognição do sujeito, enquanto agente ativo da aprendizagem está intrinsecamente relacionada aos aspectos didáticos e epistemológicos do conhecimento.  

Palavras-chave: Epistemologia. Didática da Matemática. Tecnologia. Cognição.

 

 

THE EPISTEMOLOGY IN THE DIDACTICS OF MATHEMATICS IN COMPLETUDE WITH THE TECHNOLOGY

 

Abstract: The present work aims at discussing epistemology in two aspects: one related to the methodology of the teacher and the other with the scientific knowledge of mathematical concepts, in order to insert an epistemological approach in the conception of teaching situations. Moreover, the present educational scenario has presented a technological character, so it is necessary that the Mathematics teacher re-signify his pedagogical practice in order to improve his teaching methodology, using the technologies, and expand his conceptual repertoire. In this sense, it is intended to reach the discussion about a didactic accomplishment centered on the student and that is adequate to its reality. It can be understood that the teacher's role in instigating the cognition of the subject as an active agent of learning is intrinsically related to the didactic and epistemological aspects of knowledge.

Keywords: Epistemology. Didactics of Mathematics. Technology. Cognition.  

 

Biografia do Autor

Maria Helena de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE.

Maria Helena de Andrade, conhecida por Helena Andrade é mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará com publicação de alguns artigos, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em jogos pedagógicos no ensino da Matemática, licenciada em Matemática. Foi assessora pedagógica, encarregada do serviço de orientação pedagógica e educacional na Marinha do Brasil, especificamente na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. Desempenhou ainda, nessa mesma Instituição militar um curso de técnica de ensino aos instrutores militares e professores civis, a função de coordenadora pedagógica e professora de Matemática do curso direcionado aos futuros marinheiros do Brasil. Atualmente, pesquisa sobre a Didática da Matemática com ênfase na Teoria das Situações Didáticas. Almeja ministrar aulas na área de Educação Matemática nas Universidades, objetivando exercitar sua prática docente na formação dos educadores brasileiros e outros profissionais.

Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE

É professora de Matemática do Ensino Médio e pesquisadora na área de Ensino da Matemática.

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

É professor universitário e de Pós- graduação. Realiza pesquisa na formação de professores.

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Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Seção Livre