A epistemologia na didática da matemática em completude com a tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2698Resumo
Resumo: O presente trabalho visa discutir a epistemologia em duas vertentes: uma relacionada com a metodologia do professor e a outra com o conhecimento científico dos conceitos matemáticos, a fim de inserir uma abordagem epistemológica na concepção de situações de ensino. Além do mais, o atual cenário educacional tem apresentado um caráter tecnológico, assim, é necessário que o professor de Matemática resignifique sua prática pedagógica a fim de aprimorar sua metodologia de ensino, recorrendo ao uso de tecnologias, e ampliar seu repertório conceitual. Nesse sentido, pretende-se alcançar a discussão sobre uma realização didática centrada no aluno e que esteja adequada a sua realidade. Pode-se compreender que a função do professor em instigar a cognição do sujeito, enquanto agente ativo da aprendizagem está intrinsecamente relacionada aos aspectos didáticos e epistemológicos do conhecimento.
Palavras-chave: Epistemologia. Didática da Matemática. Tecnologia. Cognição.
THE EPISTEMOLOGY IN THE DIDACTICS OF MATHEMATICS IN COMPLETUDE WITH THE TECHNOLOGY
Abstract: The present work aims at discussing epistemology in two aspects: one related to the methodology of the teacher and the other with the scientific knowledge of mathematical concepts, in order to insert an epistemological approach in the conception of teaching situations. Moreover, the present educational scenario has presented a technological character, so it is necessary that the Mathematics teacher re-signify his pedagogical practice in order to improve his teaching methodology, using the technologies, and expand his conceptual repertoire. In this sense, it is intended to reach the discussion about a didactic accomplishment centered on the student and that is adequate to its reality. It can be understood that the teacher's role in instigating the cognition of the subject as an active agent of learning is intrinsically related to the didactic and epistemological aspects of knowledge.
Keywords: Epistemology. Didactics of Mathematics. Technology. Cognition.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.