Juventude e reinserção escolar: significados sobre o ser jovem

Autores

  • Vanessa Petró Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2697

Resumo

Resumo: O estudo analisa as representações que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem sobre o que é ser jovem e como estar nessa modalidade de ensino contribui para isso. Essa análise subsidia a compreensão do fenômeno da juvenilização da EJA. São discutidos dados empíricos oriundos de pesquisa quanti-qualitativa que apontam para a presença significativa de jovens na EJA/Ensino Médio nas escolas de Porto Alegre, e indica-se o porquê desses jovens estarem na EJA. Os dados são aprofundados com a análise da trajetória de estudantes da EJA. Discute-se o que significa ser jovem e estar cursando a EJA e as percepções dos jovens sobre esse momento da vida. Retomar os estudos remete a um sentimento de percursos em construção, o que é associado pelos estudantes da EJA como uma característica da juventude.

Palavras-chave: Juventude, escolarização, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio

 

 

YOUTH AND ACADEMIC REINTEGRATION: MEANING OF BEING YOUNG

 

Abstract: This study analyzes the representations that the students of EJA have about what it is to be young and how being in this modality of learning contributes to this. This analysis supports the understanding of the juvenile phenomenon of the EJA. Empirical data from quantitative-qualitative research are discussed that point to the significant presence of young people in the EJA/High School in the schools of Porto Alegre, and it is indicated the reason why these young people are in the EJA. The data are deepened with the analysis of the trajectory of students of the EJA. It discusses what it means to be young and to be studying the EJA and the perceptions of young people about this moment of life. Resuming studies refers to a sense of pathways under construction, which is associated with EJA students as a feature of youth.

Keywords: Youth, education, Youth and Adult Education, High School

Biografia do Autor

Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Doutora em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Mestre em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Seção Livre