Tecnologias móveis e educação: uma rede centrada na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2636Resumo
Resumo: A ênfase dada à aprendizagem móvel, atrelada às condições neoliberais que conduzem os modos de viver deste tempo, e as políticas e orientações em nível global que produzem efeitos na educação brasileira compõem a rede que fomenta a problematização proposta neste trabalho. O objetivo desta pesquisa foi problematizar as verdades produzidas por práticas discursivas que enaltecem o uso de tecnologias móveis sem fio como ferramentas necessárias para a aprendizagem em políticas públicas e documentos emitidos por diferentes organizações. Para isso, por meio da metodologia da etnografia de rede, foram escrutinados nove documentos e construída uma rede que possibilitou a identificação das ligações entre os sujeitos e as diferentes agências que orientam e regulam políticas globais e que têm implicações na educação brasileira. A rede construída e os discursos extraídos dos documentos foram analisados com base na teorização foucaultiana e a partir dos conceitos-ferramenta de discurso e governamentalidade. Esse exercício possibilitou identificar que as diferentes agências estão relacionadas entre si, não só por meio dos sujeitos, mas também com os discursos propagados, que, ao enfatizarem a necessidade da aprendizagem móvel, produzem outros tipos de subjetividades, próprias deste tempo, que fazem reverberar a necessidade do investimento em aprendizagem como forma de empresariamento de si mesmo, eficiência e concorrência.
Palavras-chave: Educação. Etnografia de rede. Tecnologias móveis sem fio.
MOBILE TECHNOLOGIES AND EDUCATION: A NETWORK BASED IN LEARNING
Abstract: The emphasis given to mobile learning, coupled with the neoliberal conditions that lead to the lifestyle of this time, and the policies and guidelines at a global level that produce effects in Brazilian education make up the network that foments the problematization proposed in this work. The objective of this research was to problematize the truths produced by discursive practices that overvalue the use of mobile wireless technologies as necessary tools for learning in public policies and documents issued by different organizations. Therefore, through ethnography methodology of the network, nine documents were scrutinized and a network was created that made it possible to identify the links between the subjects and the different agencies that guide and regulate global policies and that have implications for Brazilian education. The constitute network and the discourses extracted from the documents were analyzed based on the Foucaultian theorization and from the concepts-tools of discourse and governmentality. This exercise made it possible to identify that the different agencies are interrelated not only through the subjects, but also with the propagated discourses, that emphasizing the need for mobile learning, and produce other kinds of subjectivities, typical of this time, that reverberate the need of investment in learning as a form of entrepreneurship, efficiency and competition.
Keywords: Education. Ethnography of network. Mobile technologies.
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