A obra O mercador de Veneza: problematização e discurso no ensino médio

Autores

  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Igo Levir Souza Rabelo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Louise Sarris Schmitz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2550

Resumo

Resumo: Neste trabalho são analisados processos de problematização e discurso em proposta educacional, com base em estudos de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Arte, a partir de abordagem da obra “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare. Essas ações envolveram estudantes de 3º ano de Ensino Médio, em Curitiba, Paraná, 2016. Nessa proposta, destaca-se a articulação entre Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), modalidade interdisciplinar. Este trabalho agrega proposições de Jürgen Habermas e Paulo Freire no que concerne aos conceitos de formação, problematização e discurso, em referência aos âmbitos: explicativo, objetivo, social e subjetivo. No que concerne ao âmbito explicativo foram explicitadas proposições de David Ausubel e colaboradores sobre aprendizagem significativa. Os dados foram constituídos por meio de: gravações em áudio e vídeo; trabalhos elaborados pelos alunos. Esses dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. Entre os resultados, podem ser destacados: envolvimento em problematização e proposições; interações discursivas relacionadas a âmbitos formativos.

Palavras-chave: Formação. Problematização. Discurso.

 

 

THE WORK "THE MERCHANT OF VENICE": PROBLEM-POSING AND DISCOURSE IN HIGH SCHOOL

 

Abstract: The present work consists in the analysis of process of problem-posing and discourse concerning educational proposal, which was based on studies of relations among Science, Technology, Society and Environment (STSE) and Art, through the approach of the work “The Merchant of Venice”, by William Shakespeare. These actions involved students of 3rd year of High School, in Curitiba, Paraná, 2016. The contents of the subjects of Physics, Mathematics, Portuguese and English were articulated in this educational proposal, which was elaborated in the context of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID), interdisciplinary modality. This work has its fundaments on the theories of Jürgen Habermas and Paulo Freire concerning to the concepts of formation, problem-posing and discourse, in reference to the formative domains: explicative, objective, social and subjective. Regarding the explicative domain, the propositions of David Ausubel and collaborators on meaningful learning were highlighted. Data were defined by means of audio and video records and written works, carried out by the students. Among the results, it is possible to highlight: involvement in problem-posing and propositions; discursive interactions related to formative domains.

Keywords: Formation. Problem-posing. Discourse.

 

 

Biografia do Autor

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Departamento de Física/Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET)-Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Igo Levir Souza Rabelo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Estudante de Curso de Licenciatura em Física-Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Louise Sarris Schmitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Estudante de Curso de Licenciatura em Letras-Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Espaço Plural