Abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina

Autores

  • Andrei Steveen Moreno Rodríguez Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2490

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta reflexões teóricas decorrentes de um processo de pesquisa mais amplo, no qual foram elaborados dois estudos da produção científica sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. Com o objetivo de melhor compreender o pensamento exposto pelas produções analisadas nesses estudos, aportes teóricos das publicações foram reunidos e organizados por meio do software Atlas.ti (qualitative data analysis) para a elaboração deste documento. Como resultado desse processo obteve-se a construção de um marco teórico acerca dos princípios e pressupostos da abordagem CTS, das novas perspectivas para a Educação Científica e das expectativas para o enfoque na América Latina. Destaca-se a importância de promover um novo modelo de Educação Científica mais dinâmico, que fomente o desenvolvimento de habilidades para a participação cidadã responsável, principalmente nesta região do globo, a qual tem sofrido graves consequências do desenvolvimento tecnocientífico descontrolado.

Palavras chave: Enfoque CTS. Educação Científica. Desenvolvimento. América Latina.

 

ABORDAJE CIENCIA, TECNOLOGIA Y SOCIEDAD (CTS): PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE EDUCACIÓN CIENTÍFICA Y DESARROLLO EN AMÉRICA LATINA.

Resumen: Este artículo presenta reflexiones teóricas derivadas de un proceso de investigación más amplio en el que fueron elaborados dos estudios de producción científica acerca del enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS. Con el objetivo de comprender mejor las ideas expuestas por las producciones analizadas en esos estudios, se reunieron y organizaron aportes teóricos de las publicaciones por medio del software Atlas.ti (Qualitative data analysis) para la elaboración de este documento. Como resultado de ese proceso se obtuvo la construcción de un marco teórico acerca de los principios y presupuestos del abordaje CTS, de las nuevas perspectivas para la educación científica y de las expectativas para este enfoque en América Latina. Se destaca la importancia de promover un nuevo modelo de educación científica, que sea más dinámico, que fomente el desarrollo de habilidades para la participación ciudadana responsable, principalmente en esta región del planeta, que ha sufrido las graves consecuencias del desarrollo tecnocientífico descontrolado.  

Palabras clave: Enfoque CTS. Educación científica. Desarrollo. América Latina.

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Biografia do Autor

Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da VIda e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  - UFRGS.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da VIda e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul  - UFRGS.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

MORENO RODRÍGUEZ, A. S.; DEL PINO, J. C. Abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.35819/tear.v6.n2.a2490. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2490. Acesso em: 29 mar. 2024.