Especificidades da sociologia no ensino médio integrado: contribuições para o desenvolvimento e para a compreensão do meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2475Resumo
Resumo: O debate sobre o desempenho da sociologia na educação básica é perpassado por desafios, inclusive o referente à expansão do ensino de sociologia em novos espaços de ensino. Tão importante quanto o conteúdo ensinado é o modo como o mesmo pode ser ensinado. Essa pesquisa indaga: Quais são as especificidades e a realidade do ensino de sociologia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)? Como desenvolver os temas sociológicos em uma realidade vivenciada pelos estudantes? Em que medida a sociologia, como ciência, e o ensino de sociologia podem contribuir para o desenvolvimento a partir do estímulo a uma reflexão de si, do meio ambiente e do contexto histórico? Objetivou-se analisar o perfil dos alunos, suas representações sobre a disciplina, o papel da pesquisa no ensino médio, bem como as características metodológicas da disciplina. O estudo teve caráter quantitativo e qualitativo. Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o ensino de sociologia, formação e debates com os alunos bolsistas, identificação das potencialidades, habilidades e dificuldades dos alunos em relação à sociologia, informações adquiridas via observação sistemática e aplicação de questionários aos discentes. Por fim, ocorreu a análise dos dados e elaboração dos materiais didáticos. Conclui-se que o fazer sociológico pode contribuir no desenvolvimento das capacidades dos educandos, ou seja, capacita os alunos a fazer escolhas, a problematizar o meio ambiente, suas experiências e história de vida alavancando o desenvolvimento como liberdade.
Palavras-Chave: Desenvolvimento. Ensino de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Meio Ambiente. Metodologia de Ensino. Pesquisa.
SPECIFICITIES OF SOCIOLOGY IN INTEGRATED SECONDARY SCHOOL: CONTRIBUTIONS TO A DEVELOPMENT AND ENVIRONMENTAL UNDERSTANDING
Abstract: The debate about the performance of sociology in basic education is fraught with challenges, including the one related to the expansion of the teaching of sociology in new education spaces. As important as the content taught is how it can be taught. Thus, this research asks: What are the specificities and the reality of sociology teaching in Basic, Technical and Technological Education (EBTT)? How to develop the sociological subjects in a reality experienced by the students? To what extent can sociology, as a science, and the teaching of sociology contribute to development by stimulating reflection on the self, the environment and the historical context? The study intended was to analyze the profile of the students, their representations about the discipline, the role of the research in secondary school, as well as the methodological characteristics of the discipline, by using the quantitative and qualitative methods. Initially, bibliographical research was carried out, focusing on the teaching of sociology, as well as educational activities and debates with scholars, in order to identify potentialities, abilities and difficulties of students in relation to sociology, information acquired through systematic observation and application of questionnaires to students. Finally, the data analysis and the elaboration of didactic materials took place. It is concluded that sociological approach can contribute to the development of learners' capacities, that is, it can enable students to make choices, to problematize the environment, their experiences and life history by leveraging development as a way of freedom.
Keywords: Development. Teaching of Sociology in Integrated High School. Environment. Teaching Methodology. Research.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.