Haitianos refugiados e a reinserção social por meio de aulas de língua portuguesa: motivações e resultados
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2474Resumo
Resumo: O presente artigo contempla a reunião dos dados coletados a partir de uma pesquisa a qual teve como interlocutores um grupo de haitianos refugiados que frequenta aulas de língua portuguesa em um espaço informal de ensino-aprendizagem, juntamente com a professora dos mesmos. O objetivo geral do estudo foi compreender o que levou a professora a oferecer aulas de língua portuguesa para haitianos refugiados e quais outras oportunidades tal grupo de pessoas teve de se incluir na sociedade brasileira, enquanto cidadãos de direito. Os objetivos específicos foram compreender as oportunidades de escolarização que o grupo de haitianos obteve no Brasil e quais os impactos das aulas de língua portuguesa em suas vidas. A metodologia de coleta de dados se deu por meio da gravação de uma das aulas ministradas e de duas narrativas, também gravadas. A metodologia de análise qualitativa foi a Análise de Conteúdo. Este artigo registra os achados e dados obtidos a partir desta análise de conteúdo, descrevendo as experiências dos haitianos na sua vinda para o Brasil, bem como as suas memórias do Haiti e os sentimentos e emoções do grupo e da professora com relação às aulas e suas vivências, tanto do grupo enquanto refugiados quanto da professora e seu contato com estrangeiros.
Palavras-chave: Haitianos refugiados. Língua portuguesa. Reinserção social.
HAITIAN REFUGEES AND SOCIAL REINSERTION BY PORTUGUESE LANGUAGE LESSONS: MOTIVATION AND RESULTS
Abstract: This article presents the data collected from a research related to a group of Haitian refugees who has attendd Portuguese language classes in an informal teaching-learning space, along with the teacher of this group. The general objective of the study is to understand what prompted a teacher to offer Portuguese language classes to Haitian refugees and what other opportunities the group has had to be included in Brazilian society as citizens of law. The specific objective is to understand the educational opportunities Haitians have had in Brazil and the impacts of the Portuguese language classes in their lives. The methodology of data collection used the recording of one of the classes taught, as well as two narratives, also recorded. The qualitative analysis methodology was Content Analysis. This article collects the findings and data obtained from the analysis, by describing the experiences of Haitians since they moved to Brazil, their memories of Haiti, as well as the group’s and the teacher’s feelings regarding the classes, including the group’s experiences as refugees, and the teacher’s views from her contact with foreigners.
Keywords: Refugee haitians. Portuguese language. Social reinsertion.
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