Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física

Autores

  • Daiane Secco Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Vinícius Rebeque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Josiane de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2411

Resumo

Resumo: Neste artigo analisamos diacronicamente a evolução dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS/BG). Embasados na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, nossa pesquisa consistiu em descrever historicamente a criação e a evolução das normas de regulamentação do curso investigado a partir da análise dos PPC e de uma rede de documentos que remetem a um contexto extraverbal sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e também sobre os aspectos legais que normatizam os cursos de licenciatura em Física. Nossos achados revelam que o curso de licenciatura em Física no IFRS/BG surgiu, sobretudo, de uma exigência para os IF de oferta de vagas para licenciaturas. Assim, o regime de urgência na implementação deste curso resultou em um PPC que não apresentava sintonia com os documentos legais, além de um currículo concentrado em disciplinas de conteúdos sem a devida articulação com as disciplinas pedagógicas (articulação fundamental na formação de professores). No entanto, com a constituição de um corpo docente para atuar nos cursos de licenciaturas, esse cenário foi modificado, de modo que o último PPC da licenciatura em Física foi reorganizado para responder as demandas institucionais, bem como trazer uma nova visão para o curso que conecta a formação pedagógica com os conteúdos da Física.

Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Física. Círculo de Bakhtin.

 

ANALYSIS OF THE EVOLUTION OF EDUCATIONAL PROJECTS OF AN INITIAL TRAINING COURSE OF PHYSICS TEACHERS

Abstract: This article aims to analyze diachronically the evolution of the Pedagogical Course Project (PPC) degree in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves (IFRS/BG). Based on Bakhtin’s philosophy of language, this research has historically described the creation and development of regulatory standards of the undergraduating course of Physics through the PPC analysis, as well as documents which refer to an non-verbal context of the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), and also on the legal aspects that regulate degree courses in Physics. The findings reveal that the degree course in Physics in IFRS/BG has come mainly from a requirement of the IF’s law: the creation of undergraduate courses. Thus, the emergency regime for the implementation of this course resulted in a PPC with no relation to the documents, as well as a focused on a curriculum focused on subjects without a proper link to the educational disciplines (essential for teacher training). However, with the formation of a faculty to act in the undergraduate courses of the institution, this context has changed so that the last PPC in Physics degree has been reviewed to meet institutional demands, but also to bring a new vision for the course, which connects the pedagogical training with specific contents of Physics.

Keywords: Teacher Training. Physics Degree. Bakhtin's Circle.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.35819/tear.v6.n2.a2411. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2411.. Acesso em: 14 out. 2024.