Potencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de Ecologia e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2336Resumo
Resumo: O professor precisa analisar e pensar sobre sua prática visando a novos encaminhamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Um desses encaminhamentos podem ser os filmes comerciais, os quais possibilitam discussões e questionamentos de várias áreas para a educação e o ensino de Ciências e Biologia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do filme comercial Bambi (EUA, 1942) e Bambi II (EUA, 2006) para o ensino de Ecologia e Educação Ambiental. A pesquisa é de cunho qualitativo em Educação, na qual se fez um estudo descritivo e exploratório das referidas obras cinematográficas. O encaminhamento metodológico deu-se pelo contato com o filme, assistindo-o de diferentes modos (sem interrupção, com pausas para registros, assistindo aos extras), com registro em caderno de campo e a escolha de cenas para a análise. As categorias definidas após a análise foram questões ambientais, tópicos de ecologia e visão antropocêntrica. A partir da análise, foi possível constatar que os filmes apresentam temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, tais como os conteúdos de Ecologia, aspectos ambientais ? como o cuidado com a natureza e sua conservação ? e aspectos da visão antropocêntrica. Os filmes Bambi e Bambi II apresentam potencial para o ensino, pois possibilitam a compreensão de processos vitais que ocorrem na natureza, a discussão sobre questões ambientais e sociais além de poderem auxiliar na compreensão de conteúdos e temas da área da Ecologia no ensino de Ciências e Biologia.
Palavras-chave: Cinema. Metodologia didática. Meio ambiente. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.
PEDAGOGICAL POTENTIALITIES OF THE BAMBI FILM IN ECOLOGY TEACHING AND ENVIRONMENTAL EDUCATION
Abstract: The teacher needs to analyze and think about his / her practice, aiming at new directions that support in teaching and learning. One of these directions may be commercial movies, which allow discussion and questioning in several subjects for education and broaden world issues as disciplinary ones, showing a potential for learning and teaching Science and Biology. This research aims to analyze the pedagogical potential of the commercial movies Bambi (USA, 1942) and Bambi II (USA, 2006) for Ecology teaching and Environmental Education. The research is a qualitative approach in education, in which a descriptive and explanatory study related to cinematographic fiction was made. The methodological referral was given by the contact with the films, which have being watched in different ways (without interruption, with breaks for records, watching the extras), with record in a diary and the choice of scenes for analysis. The categories defined after the analyses were: environmental, ecology topics and anthropocentric view. From the analysis it was possible to verify that the films present themes that can be worked in the classroom about environmental aspects as the care and conservation of nature, the contents of Ecology and on aspects of anthropocentric vision. Bambi and Bambi II movies show a potential for teaching as they allow the understanding of life processes which happen in nature, the discussion of environmental and social issues as well as the understanding of content and themes from Ecology in the teaching of Sciences and Biology.
Keywords: Cinema. Didactic Methodology. Environment. Science teaching. Biology teaching.
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