Educação e tecnologias digitais: uma vivência pedagógica na formação de professores

  • Maria Elisabete Bersch Univates
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de um estudo investigativo realizado no contexto da formação de professores em nível superior. Foi desenvolvido junto a uma disciplina de um curso de Pedagogia, tendo como questão norteadora compreender as contribuições das tecnologias digitais para a constituição de espaços de aprendizagem híbridos, pela ressignificação de práticas pedagógicas na formação de professores. O estudo caracteriza-se como pesquisa-intervenção, seguindo princípios da Cartografia. Durante o processo, alguns elementos da gamificação, aliados ao conceito de educação móvel e ao uso de QRCodes, possibilitaram a emergência de uma prática pedagógica diferenciada, mobilizando os sujeitos a assumir uma nova atitude perante a aprendizagem. Os dados foram construídos pelos participantes em suas produções acadêmicas, nas interações ocorridas no ambiente virtual de aprendizagem e no grupo de facebook da turma, e por autoavaliação. Como resultados, podem ser destacados: a) a ampliação conceitual referente ao conceito de tecnologia; b) a percepção do conceito de tecnologia em sua relação histórica com as sociedades; c) o envolvimento e engajamento dos estudantes com a atividade; d) o reconhecimento dos espaços sociais como potencializadores de construção de conhecimento; e) o reconhecimento da relevância das tecnologias digitais na constituição de novas práticas pedagógicas, contextualizadas na cibercultura.

Palavras-chave: Educação. Práticas pedagógicas. Gamificação.

 

EDUCATION AND DIGITAL TECHNOLOGIES: A PEDAGOGICAL EXPERIENCE IN TEACHERS TRAINING

Abstract: This article presents the development and results of an investigative study carried out in the context of higher education teacher training. It was developed in partnership with a course of the Pedagogy Program, and its main goal was to understand the contributions of digital technologies for the constitution of hybrid learning spaces, through the resignification of pedagogical practices in teachers training. The study is an intervention research, and follows principles of Cartography. Throughout the process, some elements of gamification, together with the concept of mobile learning and the use of QRCodes, allowed the emergence of a different pedagogical practice, mobilizing the subjects to take a new attitude towards learning. The database was built by the participants in their academic productions, interactions at virtual learning environment, class Facebook group, and through self-assessment. The main results of the study are: a) broadening of the technology concept; b) perception of the technology concept in its historical relation with societies; c) involvement and engagement of students with the activity; d) recognition of social spaces as potentiators of knowledge construction; e) recognition of the relevance of digital technologies in the constitution of new pedagogical practices, in the context of cyberculture.

Keywords: Education. Pedagogical practices. Gamification.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Bersch, Univates
Pedagoga - UFRGS, Mestre - PUC/RS e doutoranda em Educação - Unisinos. Professora nos cursos de Licenciatura da Univates.
Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil
Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1992). Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), desde 2004. 
Publicado
2017-12-20