A inclusão digital no ensino de Ciências: analisando laboratórios virtuais de aprendizagem

Autores

  • Aline Jaime Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2225

Resumo

Resumo: Os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA) são páginas web, softwares ou CD-ROM que contêm um conjunto de objetos de aprendizagem, os quais possibilitam a realização de atividades experimentais, preferencialmente, através da simulação de equipamentos, materiais e variáveis. Este trabalho foi realizado com o objetivo de descrever características relevantes para que um LVA auxilie o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isso, foram selecionados 30 artigos científicos, publicados entre 2001 e 2015, que aplicaram LVA no Ensino de Ciências, compreendendo as três subáreas: Biologia, Física e Química. Esses artigos abrangeram três idiomas (Espanhol, Inglês e Português) e foram selecionados por apresentarem pesquisa de opinião dos usuários e/ou avaliação da aprendizagem dos alunos após o uso do LVA. Analisou-se os LVA quanto a conteúdo abordado, nível de ensino a que foi destinado, recursos didáticos disponíveis, formato, metodologia empregada na sua aplicação e tipo de avaliação a que foi submetido (opinião do usuário e/ou aprendizagem dos alunos). Desta forma, a partir da opinião dos usuários (alunos e professores), bem como das concepções dos autores dos trabalhos analisados, identificou-se que determinadas características são consideradas relevantes para um LVA facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Dentre elas, destacam-se: apresentar o conteúdo teórico de forma clara e sucinta; ser fácil de usar para promover a inclusão digital de seus usuários; ser atrativo e interativo para despertar o interesse e motivação dos alunos, bem como a comunicação entre seus usuários; apresentar vários métodos avaliativos para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Atividades práticas experimentais. Laboratório Virtual de Aprendizagem.

 

 

DIGITAL INCLUSION IN SCIENCE TEACHING: ANALYZING VIRTUAL LEARNING LABORATORIES

Abstract: Virtual Learning Labs (LVA) are web pages, softwares or CD-ROM which contain a set of learning objects which allow carrying out experimental activities, preferably through simulation of equipment, materials and variables. This work was conducted with the aim of describing relevant features for which a LVA helps the process of teaching and learning of Science. For this purpose, 30 scientific articles have been selected, published between 2001 and 2015, applied LVA in Science Teaching, comprising three sub areas: Biology, Physics and Chemistry. These articles covered three languages (Spanish, English and Portuguese) and were selected for containing users opinion survey and/or learning evaluation of the students after using LVA. LVA was analyzed relating to the content, teaching level to what it was intended, available didactic resources, format, used methodology in your application and type of assessment to that it was submitted (opinion of the user and/or students' learning). In this way, from the opinion of users (students and teachers), as well as the authors' conceptions of analyzed works, it was identified that certain characteristics are considered relevant for LVA facilitates the process of teaching and learning Science. Among these features it can be highlighted: to introduce the theoretical content in a clear and succinct way; to be easy to use to promote digital inclusion of users; to be attractive and interactive to awaken students’ interest and motivation, as well as the communication between their users; to introduce several evaluation methods to monitor the learning process of the students.

Keywords: Information and Communication Technologies. Practical experimental activities. Virtual Learning Lab.


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Biografia do Autor

  • Aline Jaime Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
    Professora de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/Doutoranda do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM
  • Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM

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Publicado

2017-07-09

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A inclusão digital no ensino de Ciências: analisando laboratórios virtuais de aprendizagem. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.35819/tear.v6.n1.a2225. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2225.. Acesso em: 7 dez. 2024.