Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2217Resumo
Resumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.
Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY
Abstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.
Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.