Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2165Resumo
Resumo: Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória qualitativa vinculada a um projeto de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Sua abordagem consistiu em um estudo de caso instrumental único. Foram participantes doze pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos em escolas públicas. Os instrumentos de produção de dados foram: um grupo de discussão fechado em uma rede social para localização e escolha dos participantes e um questionário em formulário eletrônico com registro do termo de livre consentimento esclarecido. A análise de dados estruturou-se por meio da associação das técnicas de análise de conteúdo e codificação em ciclos com base em Bardin (2009) e Saldaña (2013) utilizando como apoio o software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti versão 7 para a geração das redes semânticas que substanciam a análise. A questão norteadora foi: o que necessitam os pedagogos que atuam como coordenadores pedagógicos como formação continuada em relação às tecnologias? Tendo como objetivo, elencar as necessidades de formação continuada dos pedagogos para a articulação das tecnologias na cultura da escola considerando os desafios da organização do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram que os pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos, identificam as necessidades de articulação das tecnologias na escola, mas as formações continuadas ou são inexistentes ou insuficientes em relação à elas. Além disso, evidenciam que há necessidade de formação continuada no que se refere ao planejamento macro da escola e ao planejamento didático-metodológico para orientar os professores que estão sob sua orientação e revelam o desejo de que isso ocorra de forma híbrida: parte presencial, parte a distância.
Palavras-chave: Pedagogo. Coordenação Pedagógica. Tecnologias. Formação Continuada.
PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PEDAGOGUES: BETWEEN ABSENCES AND INSUFFICIENCIES, SOME PERSPECTIVES IN TECHNOLOGIES IN SCHOOL
Abstract: This paper describes the results of a qualitative exploratory research linked to a doctoral project of the Graduate Program in Education of the Federal University of Paraná. Its approach consisted of a unique instrumental case study. Participants were twelve pedagogues acting as pedagogical coordinators in public schools. Instruments for data production were: a closed discussion group in a social network for localization and choice of participants and an electronic questionnaire with registration of informed consent. Analysis of data was structured through the association of the techniques of content analysis and coding in cycles based on Bardin (2009) and Saldaña (2013), using as support the qualitative data analysis software ATLAS.ti version 7 for the semantic networks which support the analysis. The key question was: what do pedagogues who act as pedagogical coordinators need to as continuing education in relation to technologies? In order to list the continuing education needs of pedagogues for technologies articulation within school culture, considering the challenges of the organization of pedagogical work. The results showed that pedagogues acting as pedagogical coordinators identify the needs regarding technologies articulation within school, but continued education on this subject is either nonexistent or insufficient. In addition, they show the need for continuous training in school macro-planning an in didactic-methodological planning so to help teachers under their guidance; they also wishit takes place in a hybrid way: partially face to face, partially distance learning.
Keywords: Pedagogue. Pedagogical Adviser. Technologies. Professional Development.
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